O governador Ricardo Coutinho bem que tentou, mas não conseguiu evitar que a “Caravana Lula” passasse, no fim da tarde de ontem, pela cidade de Picuí, no Seridó/Curimataú paraibano.
O município, que é reduto eleitoral do deputado estadual, Buba Germano, do PSB, passa por mudanças políticas e nas últimas eleições municipais disputadas em 2016 apresentou um resultado inesperado ao confirmar a derrota do candidato de Buba para Olivânio Remígio, do PT.
Após passar por João Pessoa no sábado, e por Campina Grande no domingo, o ex-presidente seguiu para Picuí com várias lideranças locais e nacionais, mas sem o Governador, que assim como toda a cúpula do PSB, não queria a presença de Lula na cidade.
Não preciso nem falar sobre o prejuízo político que isso traz a Buba e aos girassóis na Região, aumentando ainda mais o prestígio do seu maior opositor e fortalecendo o Partidos dos Trabalhadores na região, diminuindo a chance do PSB retomar o executivo municipal.
Nos bastidores e na cúpula petista falam até que Picuí foi a cereja do bolo da Caravana na Paraíba, tamanha a proporção da festa, do público e do carinho demonstrado por Lula.
Resta saber se o ato da direção petista vai ter consequências e Ricardo Coutinho vai aceitar aquilo que pode ser considerado uma afronta a um dos maiores aliados da sua gestão ou se isso vai representar um novo capítulo na – até agora – calma reconciliação entre PT e PSB.
Créditos: Leandro Borba – Polêmica Paraíba