Será realizado neste final de semana, no Assentamento Santa Catarina, em Monteiro, mais uma edição do projeto Som nas Pedras, que homenageará a ícone da cultura popular, Zabé da Loca.
Além disso, será realizada uma oficina denominada “A Corda O Sôpro”, vertentes estas compostas de: confecção de pífanos, iniciação musical e percussão. O Som nas Pedras e a oficina acontecerão nesta sexta-feira (25) e no sábado (26).
A oficina será ministrada pelo baiano Rodrigo Sestrem e também por Marcelo Fonseca e é destinada ao público infantil de Monteiro e dos municípios vizinhos. A mesma será realizado no Memorial Zabé da Loca e para participar, basta procurar Josivane Caiano, articuladora do evento.
Mestres da cultura popular também estarão presentes, fazendo um grande movimento em homenagem a mestre Zabé, como é o caso de Zeca de Pio X e seus filhos, além de todos os mestres da comunidade e região.
Já o Som nas Pedras será realizado na Pedra do Índio, na mesma comunidade, também com Rodrigo Sestrem, que tem pulsando em suas veias a cultura popular e aproveitou o ensejo para prestar um tributo a quem lhe ensinou o som do pífano. Nada melhor que passar o que aprendeu com ela adiante e perpetuar a tradição com ações em prol da lembrança viva da saudosa Zabé da Loca.
Esse é um evento realizado por voluntários que desejam manter viva a memória de Zabé da Loca e que visam a cultura como uma forma de manter viva a história do Cariri, que carrega consigo a força de um povo que luta e transforma suas realidades duras em motivos para caminhar e transformar o mundo do outro.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Monteiro, através das Secretarias de Educação de Cultura e Turismo, do SEBRAE- Cariri e de empresa privadas, a exemplo do Posto W3, Restaurante Saborear e Monte Viagem.
Fonte: Mais PB