O dia do Jurista, que será comemorado na sexta-feira, 11, terá uma programação diferenciada em João Pessoa. Entidades ligadas ao meio jurídico e acadêmico promoverão o julgamento simulado “Tribunal Popular da Lava Jato: A sentença do caso Lula”.
A novidade é que o juri vai acontecer no auditório da TV Master, em João Pessoa e será, claro, televisionado pela emissora. O Polêmica Paraíba não vai ficar de fora e também vai transmitir o evento, que contará com participações de juristas paraibanos, que vão analisar detalhadamente o caso. O jornalista Luis Nassif e o advogado Ricardo Sérvulo também vão participar da homenagem.
O evento é organizado pela Frente Paraíba de Juristas pela Democracia, pelo Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pelo Centro Acadêmico Manoel Mattos (Direito/UFPB, Santa Rita), pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) e pela TV Master (link is external). Atividades semelhantes acontecerão no Paraná e no Rio de Janeiro na mesma data.
Composição
Ao desembargador aposentado Plínio Pontes, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), caberá o papel de juiz-presidente. A defesa de Lula será feita pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB) e pelo professor universitário Luiz Moreira. A defesa da Lava Jato será feita pelos advogados Marcelo Weick e Daniel Macedo.
O Conselho de Sentença será composto pelos jurados:
André Gomes de Sousa Alves – Doutor em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Advogado, contador e professor universitário (UFCG e FIP).
Diana Freitas de Andrade – Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba. Advogada. Defensora pública federal.
Felix Araújo Filho – Advogado criminalista, orador, poeta, conferencista e professor de Direito Penal. Foi vereador e prefeito de Campina Grande.
Francisca Lopes Leite Duarte – Advogada. Ex-conselheira estadual da OAB.
Francisco Derly Pereira – Advogado. Adido à Direção Geral do Banco do Nordeste, em Fortaleza. Foi preso político. Primeiro Vereador do PT na Paraíba, foi também conselheiro, diretor e membro do Tribunal de Ética da OAB-PB.
Maria Coeli Nobre – Doutora em Direito pela Universidade de Fortaleza. Professora aposentada do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. Juíza de Direito aposentada do TJ-PB.
Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa – Doutora em Direito pela Universidade de Coimbra. Professora e ex-diretora do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. É pró-reitora de pós-graduação da UFPB.