Bruno Fratus e César Cielo se garantiram nesta sexta-feira na final de amanhã dos 50 metros livre do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo disputado em Budapeste, na Hungria.
O fluminense de Macaé, que havia passado nas eliminatórias com o melhor tempo, 21s51, apresentou rendimento ligeiramente inferior na parte da tarde, cravou 21s60 e fechou a disputa na terceira colocação geral.
Tricampeão mundial da prova, Cielo, nono pela manhã, com 21s99, melhorou em quase dois décimos o desempenho, fechando em 21s77, o que valeu a oitava colocação, a última que valeu vaga na final de amanhã na Arena Danúbio.
O líder soberano das semifinais do 50m livre foi o norte-americano Caeleb Dressel, que nadou na primeira bateria – os brasileiros estavam na segunda -, com o tempo de 21s29. A segunda posição ficou com o russo Vladimir Morozov, com 21s45.
Também avançaram britânico Ben Proud, que ficou empatado com Fratus, com 21s60, o grego Kristian Golomeev e o finlandês Ari-Pekka Liukkonen, ambos com 21s71, além do polonês Pawel Juraszek, que nadou em 21s74.
As decepções foram o norte-americano Nathan Adrian, bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que fechou com 21s83, e o veterano australiano Cameron McEvoy, que cravou 21s81.
Ambos são reservas na final, por terem sido décimo e nono colocados, respectivamente, e nadarão em caso de problema com um dos oito melhores.
Fonte: ESPN