PIB paraibano deve crescer 3,5% este ano

A economia paraibana deverá crescer no mesmo patamar do país este ano, mas abaixo da região Nordeste. Estudo produzido pela consultoria Datamétrica projeta alta de 3,5% para este ano, a mesma taxa do país, dividindo a última colocação com Alagoas (3,5%). Já o Nordeste permanece crescendo acima da média nacional (4,1%).

Mesmo com a promessa de
mais investimentos do Governo do Estado em 2012, a Datamétrica revela que o Produto Inteno Bruto (PIB) da Paraíba registrou um crescimento maior no ano passado (3,57%).

Para o economista e consultor da Datamétrica, AlexandreRands, a diferença entre o crescimento do Estado para em 2011 e 2012 é pequena, “mas o dado realmente relevante é que a Paraíba deve crescer menos do que o Nordeste. O Estado tem crescido pouco porque o número de setores com grande competitividade ainda é reduzido. Além disso, esses setores, como o sucroalcoleiro e o têxtil, os mais promissores, têm enfrentado dificuldades em todo o país”, afirma o economista.

Rands, que também é professor titular da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), enfatiza que a perspectiva de menor crescimento neste ano recai sobre os setores competitivos do Estado e que a falta de investimentos públicos federais dificulta o crescimento da economia local. “Investimentos públicos puxam os outros. No Nordeste, os estados que mais crescem são os que conseguem atrair investimentos como são os casos do Ceará, Pernambuco, Maranhão e Bahia”, enumera.

Segundo as previsões do estudo, Pernambuco deve continuar puxando a economia da região, com um crescimento de 5,93% do PIB, a maior entre os estados nordestinos. Logo atrás
vem o Maranhão (4,13%) e o Ceará (4,10%) (Veja o gráfico).

Na avaliação do secretário de Planejamento e Gestado do Estado, Gustavo Nogueira, os dados sugeridos pela consultoria para a Paraíba estão na contramão do que indicam as tendências das estatísticas registradas pelo IBGE até 2009.

“O PIB paraibano cresce em termos nominais (sem descontar a inflação) acima da média do Nordeste e de Pernambuco em 10 dos 14 anos da série e nos dois últimos anos apurados pelo IBGE, 2008 e 2009”, contestou o secretário.

Ele exemplifica com números ao demonstrar que o PIB da Paraíba cresceu 15,74% em 2008, contra 13,15% de Pernambuco e 14,29% da Região e, em 2009, a Paraíba cresceu 11,76%,
contra 11,34% de Pernambuco e 10,12% do Nordeste. As taxas de crescimento real nos anos de 2008 (5,5%) e de 2009 (1,6%) do Estado foram menores. Em 2009, Piauí liderou com 6,2%.