Ronaldo continua internado em João Pessoa

No segundo dia de internação no Hospital Unimed, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima recebeu uma sonda nasoenteral. Segundo informações passadas pelo filho, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), o quadro do poeta é estável, com uma evolução positiva. Até o encerramento desta edição o paciente ainda não havia recebido alta da UTI.

O tratamento recebido por Ronaldo Cunha Lima, ontem, foi devido à pleurodese realizada em 23 de dezembro, no Hospital Sírio e Libanês, em São Paulo. “O Poeta Ronaldo continua internado na Unimed. O quadro dele é estável com uma evolução positiva. Foi introduzido uma sonda nasoenteral”, anunciou o Cássio Cunha Lima por meio de seu miniblog twitter, por volta das 14h.

Em seguida, o senador postou mais duas mensagens na rede social. “A sonda nasoenteral foi recomendada pelo Dr. Alexandre Araruna e pela Dra Soledade Santiago para evitar que o Poeta broncoaspire novamente”, explicou. “A Broncoaspiração ocorre quando líquidos, alimentos ou secreção caem nos brônquios e não seguem o caminho correto para o estômago”, esclareceu em seguida.

No final da tarde de ontem, o Hospital Unimed liberou um boletim, assinado pelo médico Alexandre Araruna, sobre o estado de saúde do ex-governador paraibano. Além das informações já divulgadas pelo senador Cássio Cunha Lima, o documento ressaltou que Ronaldo Cunha Lima foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva “para um melhor suporte terapêutico.

Evoluiu ao uso das medicações com estabilidade clínica. No momento, aguardam-se os resultados de exames para uma possível alta da UTI para um apartamento”.