A USA Gymnastics, federação de ginástica dos Estados Unidos, contratou um advogado em direito infantil e um ex-promotor para ajudar a organização após escândalo de abuso sexual. A entidade está sendo processada por diversos ex-atletas que alegam que a federação foi negligente por não monitorar Larry Nassar, ex-médico da equipe que enfrenta diversas acusações de abuso sexual em Michigan.
Toby Stark, que passou os últimos sete anos como diretor executivo de um grupo de advocacia de direito infantil, será o diretor de segurança do esporte da federação. Ele será o responsável por supervisionar todos os aspectos das políticas, diretrizes, programas educacionais e relatórios relativos à segurança.
Já Matt Busby, que trabalhava com casos de abuso infantil e crimes sexuais quando trabalhava no condado de Marion, irá fornecer conselhos jurídicos.
As duas contratações foram recomendações da ex-promotora federal Deborah Daniels, que em um relatório independente sugeriu que a USA Gymnastics realizasse uma mudança cultural completa na organização.
“Os dois profissionais vão nos ajudar a proteger melhor os atletas e continuamente melhorar os sistemas e processos que temos”, afirmou Ron Galimore, diretor de operações da USA Gymnastics. “Trazer essa experiência à federação é outro passo importante para que o bem-estar dos atletas seja uma prioridade”.
Fonte: ESPN