Divergências no PTB devem permanecer até junho

Dividido entre três teses para as eleições de prefeito em 2012, o PTB pretende deixar a eleição majoritária em “stand by” para poder tocar a eleição proporcional, para vereador. O vereador Tavinho Santos (PTB), presidente municipal da legenda na capital, revelou que há filiados defendendo aliança com o PSB, outros querendo candidatura própria, e ainda os que desejam apoiar candidaturas da oposição. Assim, a direção municipal do PTB vai se reunir após o Carnaval com os pré-candidatos a vereador para discutir as estratégias para 2012. Mas, definições sobre alianças e candidaturas na majoritária só devem sair em junho.

“Só vamos tomar uma posição em junho. Até lá, vamos cuidar da candidatura proporcional para vereador, trabalhar no sentido de orientar os pré-candidatos”, disse Tavinho. Ele adiantou que o Diretório Municipal do partido vai elaborar uma cartilha informando os pré-candidatos sobre os prazos e sobre as condutas permitidas e não permitidas, no período eleitoral, para evitar infrações à legislação eleitoral.

O PTB tem dois vereadores na Câmara Municipal de João Pessoa – Pedro Alberto Coutinho e Tavinho Santos. Para as eleições de 2012, em João Pessoa, o PTB já tem 23 pré-candidatos inscritos, e a expectativa, com o aumento para 27 vagas, é eleger entre três e quatro vereadores. Tavinho comentou, ainda, sobre a possibilidade de fazer coligação com outros partidos na proporcional. “Vamos analisar o que é melhor para o partido, fazer parcerias que possam fazer com que o partido cresça”, disse. Tavinho avalia que as eleições de 2012 para o PTB serão uma plataforma para as eleições de 2014.