Rubens Nóbrega

Na última coluna de 2011, ontem, comecei a anunciar ideias e compromissos na forma de propostas que ofereço em troca do meu voto ao candidato a prefeito da minha cidade que se dispuser a aceitá-las e mostrar competência para realizá-las. As duas primeiras propostas buscam amarrar o candidato à valorização e melhorias efetivas da educação e saúde mediante equiparação salarial gradativa de professores, médicos, enfermeiros, odontólogos etc. aos secretários municipais.
O segundo grande compromisso é o combate sistemático à corrupção, através da criação e desenvolvimento de novos métodos, procedimentos e posturas de fiscalização e controle da administração municipal, sobretudo quanto a licitações e contratos. Hoje, dedico a primeira coluna de 2012 a algumas sugestões que imodestamente, uma vez acatadas e materializadas, poderão contribuir de modo significativo para fazer de João Pessoa uma cidade mais bonita, mais atraente e melhor de viver.
A primeira, não necessariamente a mais importante, é construirmos ano que vem um monumento no Seixas que afirme nossa identidade como o ponto mais oriental das Américas. E que esse monumento seja batizado de A Porta do Sol. Evidente que essa ideia nasceu com trilha sonora pronta, porque sua inspiração óbvia é a super inspirada música do mesmo nome que tem o Mestre Fuba como autor e Renata Arruda como sua intérprete definitiva.
Espero que o compositor não se oponha. Nem à iniciativa nem à escolha de Renata como aquela que melhor canta ‘A Porta do Sol’. Não deve ser problema. Pelo que conheço de Fuba, ele não apenas apoiará como ficará feliz se tudo der certo. Sendo assim, quem for eleito este ano e assumir no 1º de janeiro do próximo tem que se comprometer com esse projeto e garantir a construção d’A Porta Sol “deste país tropical” e essa Porta ficará, justa e precisamente, na Ponta do Seixas.
***
Imagino que um monumento assim seja necessariamente uma obra de arte e possa ser objeto de concurso público aberto a artistas eou arquitetos que militem profissionalmente na Paraíba, vivam ou conheçam bem a nossa Aldeia das Neves. O leiaute ou projeto arquitetônico da obra deve agregar ainda um ambiente com infra adequada ao turismo dos visitantes e lazer dos nativos. Ah, e tem que ter um mirante pra gente contemplar o sol nascendo, já que ele nasce primeiro aqui, como diz o apelo.
Mobilidade urbana
O candidato a prefeito que quiser meu voto terá também que dotar a cidade de um VLT (veículo leve sobre trilhos), aquele que outros chamam de pré-metrô, metrô leve ou metrô de superfície. O sistema, pelo que andei assuntando, é capaz de carregar metade dos passageiros que andam atualmente de ônibus. Certamente com mais segurança, seguramente com mais conforto e talvez a um preço mais barato.

Apoio aos taxistas
Devemos fazer crescer a nossa frota de táxi, para tornar esse transporte mais competitivo, mais acessível a uma clientela maior e, principalmente, capaz de pela qualidade e quantidade erradicar as lotações dos chamados alternativos. Nessa linha, proponho que novas praças somente sejam concedidas a pessoas que se submetam a treinamentos em direção defensiva, noções de proteção ambiental, primeiros socorros e conhecimentos básicos da história da cidade. No mais, aprender a se comunicar minimamente em inglês eou espanhol poderá ser exigido àqueles motoristas que trabalham em pontos turísticos ou próximos de equipamentos turísticos (hotéis, pousadas e restaurantes, principalmente).
Outra coisa a providenciar é a colocação de toldos nos pontos de táxi para fazer sombra sobre os carros onde não houver ou não for possível prover sombra natural, preferencialmente de árvores. Toldos padronizados, esteticamente bem arranjados e suportados por canos, para não ocupar espaço no chão, devem garantir conforto térmico a motoristas e passageiros e um diferencial ao serviço em nossa cidade. E se alguém aí não atinou com o sentido da proposta, experimente pegar táxi em ponto totalmente exposto ao sol. Não tem ar condicionado que dê jeito… Bem, a razão de ser da proposta é favorecer categoria importante no transporte de pessoas daqui e de fora.

Tem mais, bem mais
Duvido muito que depois de propostas como essas de hoje e de ontem apareça candidato interessado em meu voto. Mas, se aparecer, saiba que vai se comprometer ainda com rede completa de esgotos na cidade e o fim dos esgotos despejando na praia de Manaíra; com o retorno de órgãos públicos municipais para a Cidade Baixa, com aproveitamento de casarões recuperados para tanto; com tarifas e itinerários especiais de ônibus nos feriados e domingos para visitas à Bica, Estação Ciência, Conjunto do São Francisco etc.; recuperação do Porto do Capim e da Ponte Sanhauá e emprego de barcos para transporte de passageiros e de turismo pelo Rio Paraíba.
Tem mais, bem mais, mas vou guardar pra depois e para o candidato que ouse pensar e fazer coisas diferentes que podem beneficiar de verdade a cidade e de sua gente.