Gestão

Rede Municipal de Saúde já realizou mais de 690 mil atendimentos em Atenção Básica

O número corresponde a uma média de aproximadamente 3,8 mil atendimentos diários.

A Rede Municipal de Saúde de João Pessoa já realizou mais de 690 mil atendimentos de Atenção Básica nos seis primeiros meses deste ano. O número corresponde a uma média de aproximadamente 3,8 mil atendimentos diários. Ao todo, são 237 serviços que buscam oferecer promoção, prevenção e recuperação da saúde da população da Capital.

Na Atenção Básica são ofertados atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além de visitas domiciliares realizadas pelas 195 equipes de saúde da família, além de 34 equipes multiprofissionais que dão suporte aos profissionais da saúde da família que são o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Além do serviço voltado para o atendimento da população em situação de rua, realizado pelas equipes do Consultório na Rua, distribuição de imunobiológicos no Centro Municipal de Imunização e a produção do cuidado e modos de vida saudáveis nos três pólos das Academias da Saúde.

Nas Unidades de Saúde da Família (USF) são realizados atendimentos médicos, consulta de enfermagem, consulta e procedimentos odontológicos, vacinas, curativos, exame citológico, atendimentos com visitas domiciliares dos demais profissionais da equipe de saúde da família e dos Agentes Comunitários de Saúde.

“É muito importante ter uma USF pertinho da gente e saber que sempre que precisar posso contar com os serviços disponibilizados ali e com o bom atendimento por parte dos profissionais. Sempre que preciso vou ao posto e sempre sou bem.

Um dos diferenciais do serviço prestado na Atenção Básica em 2017 é a presença do Gerente da Saúde nas USFs, profissional que tem atuado como agente multiplicador de uma saúde mais humanizada oferecida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), facilitando os atendimentos, otimizando os serviços prestados nas Unidades de Saúde.

De acordo com a gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Naédina Gomes, os gerentes participam de reuniões semanais nas quais recebem capacitações sobre a Rede de Serviços, apresentam suas dificuldades e problemas para que eles sejam resolvidos em conjunto, facilitando o atendimento prestado a população.

“O programa Gerente Saúde vem a somar  de forma positiva com o trabalho que já estava sendo realizado nas nossas Unidades de Saúde da Família, acolhendo e ouvindo nossos os usuários de forma humanizada”, comenta Naédina.

Além do programa Gerente Saúde, as ações de saúde e cidadania que acontecem aos sábados em comunidades carentes também passaram a integrar a agenda de serviços da atenção básica a partir deste ano. Até o ano passado, as ações aconteciam de forma isolada nas unidades e Distritos Sanitários.

“A Atenção Básica é de grande importância para a população, pois é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, que abrange a promoção e a prevenção da saúde, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, desenvolvendo uma atenção integral de forma positiva nas comunidades, e bairros de João Pessoa. Este trabalho é realizado nas Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Unidade Odontológica Móvel, Programa Consultório na Rua, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e nas Academias de Saúde”, explica Naédina.

Fonte: Secom-JP