Chega de tanta demagogia

DESCONHECIMENTO E HIPOCRISIA: Por que Bayeux não pode ter um presídio federal? - Por Rui Galdino

Se a cidade de Bayeux-PB, de acordo com dados do Departamento Penitenciário Federal - DEPEN, preenche todos os requisitos técnicos da Portaria de nº 98 de 2017, que estabelece critérios, visando a possibilidade de construção de uma unidade federal prisional, sendo escolhida e agraciada pelo Ministério da Justiça, para tal, por que não aceitar a construção de um presídio federal no município?

Por que Bayeux não pode ter um presídio federal?


Por Rui Galdino Filho ( advogado e jornalista )
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Desde que o Ministério da Justiça, escolheu a cidade de Bayuex – PB, entre outras pelo Brasil a fora, para construir e abrigar um presídio federal, que a polêmica tem sido grande no município. E o pior, é que muita gente que é contra e também a favor, tem corrido do assunto, assim como o diabo corre da cruz, ou seja, não querem se expor perante à opinião pública.
Pura hipocrisia! Parabéns, para aqueles que são contra e tem a coragem de se expor e também mostrar suas razões. Porém, é preciso ter cuidado, para não querer transformar o assunto numa bandeira de politicagem, pois, o assunto é sério e também muito importante para o município, bem como, para a Paraíba. Algumas cidades importantes do Brasil, contam com presídios federais, e ao contrário do que muitos dizem, convivem perfeitamente com estas unidades prisionais, sem maiores problemas.
No Brasil, se prende muito e se prende mal, por isso, a famigerada superlotação em cadeias públicas, presídios e centros de recuperações de menores. A questão carcerária em nosso país é uma tragédia, pois, não recupera e nem ressocializa NINGUÉM. As prisões de modo geral, do jeito que se apresentam, são verdadeiras escolas e universidades do crime, e o pior, é que a médio e curto prazo, não existe soluções plausíveis.
Por isso, vejo a construção de unidades prisionais federais de grande importância, pois, são unidades diferenciadas e de grande segurança. Além disso, traz novas oportunidades e empregos para o município, faz circular mais dinheiro na região, pode diminuir a superlotação em presídios regionais para apenados de periculosidade alta, e também, torna o município mais conhecido no país.
Respeito às opiniões em contrário, no entanto, essa história de dizer que a obtenção de um presídio federal, aumenta a violência, a falta de segurança e o índice de criminalidade no município e na região, é pura balela e conversa pra boi dormir. Nada disso! Na verdade, é uma questão cultural, e como tal, o tempo resolve. O Brasil precisa urgentemente de novos presídios federais e também melhorar as suas prisões regionais e cadeias públicas locais.
Se a cidade de Bayeux-PB, de acordo com dados do Departamento Penitenciário Federal – DEPEN, preenche todos os requisitos técnicos da Portaria de nº 98 de 2017, que estabelece critérios, visando a possibilidade de construção de uma unidade federal prisional, sendo escolhida e agraciada pelo Ministério da Justiça, para tal, por que não aceitar a construção de um presídio federal no município?
Gente, vamos evoluir, avançar e acabar com esse provincianismo sem fim. Bayeux e a Paraíba, merecem sim, um, dois, três, etc, presídios federais e também outros tipos de mais investimentos. Por que não? Será que em Bayeux, não tem um terreno propício para a construção desse presídio federal? Será que o município vai perder esta oportunidade e outras derivadas dela?
Quantos outros municípios paraibano e brasileiro, queriam esta oportunidade e não tem os requisitos técnicos para tal? Eu soube, que representantes do Ministério da Justiça, comunicaram em audiência pública no início deste mês, a possibilidade de construção de uma unidade prisional federal na cidade de Bayeux-PB. Será que o município e a Paraíba vão jogar essa oportunidade fora? Então, por que Bayeux, não pode ter um presídio federal? Chega de tanta demagogia, desconhecimento e hipocrisia. É preciso ter coragem, determinação e criatividade para enfrentarmos os desafios do mundo contemporâneo.
Viva Bayeux! Avante Bayeux!

 

Fonte: polemica