História & Comunicação

DO LITORAL AO SERTÃO: Jornalista lança livro que registra trajetória da televisão paraibana

O jornalista, radialista, professor universitário e escritor Gilson Souto Maior lança um livro contando a história da televisão na Paraíba. História da Televisão na Paraíba, será lançado dia 9 de junho, às 16h, na Câmara Municipal de João Pessoa.

Gilson relembra que desde sempre teve inclinação para a comunicação, sendo seu primeiro contato com uma difusora aos 12 anos, cobrindo de forma improvisada o locutor. Mas foi aos 17 anos que seguiu de forma profissional a carreira de radialista. Depois se formou em jornalismo e paralelamente à carreia profissional, também se engajou na carreira acadêmica, compartilhando com gerações de profissionais o que aprendeu durante a vida.

O livro é a segunda obra publicada. O primeiro volume foca na história do rádio e também trás um manual de escrita para o texto voltado para o rádio. O História da Televisão na Paraíba promove, didaticamente, um encontro do leitor com a história da televisão brasileira. Desde os seus primórdios. Fatos, datas, nomes, está tudo nessa primeira parte. A pesquisa para confecção do livro demorou quase dois anos, em que Gilson foi do sertão ao litoral para garimpar as mais de 700 imagens que contam a história da televisão no estado.

O livro de Gilson Souto Maior apresenta aos mais jovens o que eles precisam saber. Os que já não são tão jovens farão uma viagem nostálgica pelos bastidores da televisão paraibana. Cada emissora, seus personagens, as grandes figuras por trás das câmeras, o material iconográfico. Um registro que funde o caráter histórico do projeto aos laços afetivos que o autor não consegue esconder.

 

Fonte: Polêmica Paraíba e Jornal da Paraíba