Prioridades

Técnico surpreende a defender ausência de jogador brasileiro em jogo importante

Quando jogador, Sarunas Jasikevicius ganhou o apelido de "Golden Boy". Era o "Menino de Ouro" da Lituânia.

Quando jogador, Sarunas Jasikevicius ganhou o apelido de “Golden Boy”. Era o “Menino de Ouro” da Lituânia. Armador habilidoso, conduzia a bola com facilidade e fez carreira de respeito na Europa e nos Estados Unidos. Passou por Barcelona, Maccabi Tel Aviv e esteve na NBA atuando por Indiana Pacers e Golden State Warriors. Aposentado desde 2014, hoje é técnico do Zalgiris Kaunas e mostrou que o apelido da época de jogador ainda lhe cai bem.

Na última semana, uma entrevista de Sarunas viralizou nas redes sociais e invadiu o dia a dia até das pessoas que não curtem o basquete. E por um motivo nobre. Durante coletiva de imprensa na Lituânia, o treinador foi indagado por um jornalista sobre a ausência do pivô brasileiro Augusto Lima em um jogo tão importante para a equipe. Ele foi liberado pelo técnico para acompanhar o nascimento da filha na Espanha e perdeu o jogo 3 das semifinais do campeonato lituano contra o Neptunas.

Diálogo

Jornalista: “O que você acha de Augusto Lima sair no meio da temporada para acompanhar o nascimento da filha?”
Técnico: “O que eu penso? Eu permiti que ele saísse”
Jornalista: “É normal um jogador abandonar o time durante uma semifinal de campeonato?”
Técnico: “Você tem filhos? Quando você tiver vai entender. É o máximo da experiência humana. Você acha que o basquete é a coisa mais importante da vida?”
Jornalista: “Não, mas as semifinais são importantes…”
Técnico: “Semifinal? Pra quem é importante?”
Jornalista: “Para o time”
Técnico: “Qual time?”
Jornalista: “Zalgiris”
Técnico: “Você viu a quantidade de torcedores no jogo? Quando você tiver seu primeiro filho você vai entender o que é a coisa mais importante nessa vida. Então você vem falar comigo. Nada pode ser mais majestoso nesse mundo do que o nascimento de uma criança. Acredite em mim.”

As declarações de Sarunas chegaram rapidamente ao pivô brasileiro, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, com a seleção brasileira. Ele agradeceu pelas redes sociais e, em conversa com o GloboEsporte.com, voltou a falar sobre o treinador e o episódio, classificando seu “chefe” como duro, mas uma pessoa especial.

– Eu fiquei sabendo dessa declaração dele na mesma noite. Foi uma atitude muito linda da parte dele sobre ter me liberado para ver o nascimento da minha filha. E de um grande treinador que defende o seu jogador. Acho que não tem nada mais legal do que ser respeitado – contou Augusto, lembrando que a esposa chorou ao ver o vídeo do treinador.
Com a liberação do técnico, Augusto perdeu apenas o jogo 3 da semifinal. Voltou para o jogo 4, seu time bateu o Neptunas e avançou para a final. De volta, ele estará em quadra para o começo das finais contra o Lietkabelis, neste domingo, na Lituânia, e espera retribuir o que Sarunas fez por ele.
– Ele é como ele foi na quadra. Muito exigente. Mas quando tem que te defender, te defende. Ele é um grande líder. Vim para a Espanha, acompanhei o parto, passei dois dias e voltei para o jogo 4. Eu agradeci a ele no mesmo instante que vi o vídeo. Só fiquei fora por um jogo. Mas assim é a vida. A minha expectativa agora é jogar bem e ajudar o time e claro que tudo que aconteceu é uma motivação para mim – finalizou o brasileiro.

https://twitter.com/Hortencia/status/868142399612215298?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fgloboesporte.globo.com%2Fbasquete%2Fnoticia%2Fvideo-viraliza-e-brasileiro-agradece-a-tecnico-por-ver-filha-nascer-atitude-linda.ghtml

Fonte: Globo Esporte