A turnê de Chico César com “Estado de Poesia”, eleito pelos críticos um dos melhores discos de 2015, ganha registro no formato DVD, com lançamento em junho. A faixa homônima ao oitavo disco do artista paraibano é o primeiro trecho a ser exibido no YouTube do Canal Brasil.
“Estado de Poesia” (Chico César), composição que dá nome ao trabalho, foi gravada por Maria Bethânia no DVD “Carta de Amor” e trilha sonora oficial do casal Salete (Claudia Raia) e Gustavo (Daniel Rocha), na voz do próprio Chico, na novela “A Lei do Amor”.
Um reencontro com a própria história do álbum, Lazzo Matumbi, Simone Sou, Oleg Fateev, Seu Pereira, Luizinho Calixto, Escurinho, Xisto Medeiros, Helinho Medeiros, Gledson Meira e Michael Ruzitschka, artistas que participaram das gravações do disco, tocaram ao lado do cantor, durante apresentação no Teatro Boa Vista (Recife), setembro de 2016.
O DVD é uma coprodução do Canal Brasil e Chita Discos, numa parceria com a Globo Nordeste, e será distribuído pela Deck.
O que é “Estado de Poesia”?
“Conheci Chico César numa noite de agosto de 1996 em Natal. Ele ia lá para dar um show e eu para o lançar meu livro sobre Luiz Gonzaga. No restaurante onde fora organizado o encontro, entoamos um duelo – “duelo” não convém, melhor dizer “desafio”, sendo a cena no Nordeste e entre dois nordestinos – em que cada um clamava a admiração pela obra do outro. Terminado o troca-troca de elogios, jantamos e nos tornamos amigos para sempre.
A partir de então e não sei por que, Chico e eu passamos a nos encontrar regularmente de maneira totalmente inesperada, nos lugares mais improváveis… como da vez em que, para um documentário, eu estava filmando o ensaio de uma escola de samba em São Paulo e lá estava o Chico na ala dos bateristas! Mas também havia encontros devidamente programados, nos shows do Chico fosse na França fosse no Brasil… E havia os encontros virtuais, quando me chegavam os novos CDs do Chico, que sempre proporcionavam um grande momento de felicidade: sou fã desse paraibano universal!
Samba, forró, frevo, toadas, reggae, morna, a voz cabocla de Chico César se apropria de uma vasta escala das formas rítmicas com maestria e inegável sotaque harmônico nordestino levado por um time maciço de músicos paraibanos da gema: Xisto Medeiros no baixo, Gledson Meira na bateria, Helinho Medeiros no piano. Contrastando esses acentos rurais, as percussões delicadamente urbanas de Simone Sou (salvo em Negão onde entra Felipe Roseno), o acordeon moldavo (isso mesmo!) de Oleg Fateev, a guitarra de Michi Ruzitschka e um punhado de convidados especiais: as vozes de Escurinho em Sumaré, de Seu Pereira em Alberto, de Lazzo Matumbi em Negão, o trombone de Raul de Souza em Miaêro e…
Confirmo: sou fã de carteirinha desse paraibano que, não há dúvida, está profundamente em estado de poesia!” – Dominique Dreyfus (jornalista e pesquisadora francesa, autora do livro “Vida do Viajante”, uma biografia de Luiz Gonzaga.
https://youtu.be/zBLihnVSHqU
Fonte: Click PB