-
Baratas podem morar em qualquer tipo de eletrônico da sua casa
Sabe este computador na sua frente, a TV ao seu lado, o videogame no quarto? Prepare-se: todos esses equipamentos podem conter baratas e outros insetos, que curtem morar e se reproduzem por ali.
Segundo o biólogo Arício Xavier, da Unicamp, o tipo mais comum em eletrônicos é o daquelas baratinhas pequenas que sempre aparecem em casas pelo Brasil. Chamada de “barata alemã”, ela busca nos eletrônicos proteção, espaço quente e seco.
Ela põe uma cápsula com vários ovos dentro… 30, 40, 50. Eles ficam protegidos ali dentro. Se você leva a TV ou eletrônico para outro lugar, está levando as baratas
Arício Xavier
Assistências citam casos
A presença de insetos em eletrônicos pode até causar danos no aparelho. As próprias assistências técnicas relatam casos de produtos que chegam aos estabelecimentos com queixas que, no fim, foram provocadas por baratas que moravam dentro do equipamento.
Recentemente, o PlayStation 4 foi eleito o “videogame preferido das baratas“.
Encontramos insetos, pelos de animais, sujeira, folha, terra… Aparece de tudo nos notebooks que passam por manutenção. Já encontramos insetos vivos, baratas. É muito comum e muito repetitivo
Fernando Melo, da Futuro Smart
Segundo ele, é preciso desinfetar e fazer uma limpeza interna. “Trocamos a pasta térmica. O exaustor para de resfriar”, relata.
Outro equipamento visado é o teclado, que pode ser danificado se os animais entrarem nas teclas, segundo a assistência técnica Tectrônica.
“Já tivemos alguns casos de barata dentro do equipamento, formiguinhas. Varia muito da condição que o cliente armazena o teclado, de como ele cuida, de onde leva. Tem muito mosquito de luz que procura calor no teclado também. Uma limpeza nesses casos resolve”, explica a assistência.
Ricardo Marques, da assistência Reparatur, afirma que não é comum, mas acontece de baratinhas estragarem todos os tipos de eletrônicos, como microondas, televisão e DVD.
“A casca acaba sendo condutiva e gera curto no aparelho. O fabricante não dá garantia, porque é defeito de agente externo. Em alguns casos não dá nem para fazer a limpeza, condena o aparelho. Em outros dá para trocar a placa e salvar”, conta.
Podem causar prejuízo à saúde humana?
Para nós, humanos, não há muito o que temer. As baratas, por serem viverem em locais sujos, podem causar danos à saúde se passam por alimentos, mas, em geral, não prejudicam muito nossa saúde quando vivem dentro de eletrônicos.
Como as baratas vivem com os humanos desde nossa origem, na África, elas provavelmente nos seguirão para onde formos em busca de comida.
Para o biólogo, a melhor coisa é manter esses insetos longe de casa. Boa sorte nesta empreitada.
Fonte: UOL