réu

Lula já depõe como réu pela primeira vez em Brasília

Ex-presidente é acusado junto com ex-senador Delcídio Amaral de obstrução da Justiça

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depõe nesta terça-feira pela primeira vez na condição de réu. Lula chegou às 9h50m no prédio da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília e entrou na sala de depoimentos às 10h11m. Ele é réu pela acusação de obstrução da Justiça por envolvimento na tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.

Além do ex-presidente, são réus neste processo o senador cassado Delcídio Amaral, o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai, o filho dele, Maurício Bumlai, o ex-assessor do Senado Diogo Ferreira e o advogado Edson Ribeiro, que fazia a defesa de Cerveró. O depoimento do ex-presidente, que estava marcado para as 10h, teve início às 10h18m quando foi aberto à imprensa.

Delcídio foi preso em 2015 por tentar impedir que Nestor Cerveró celebrasse um acordo de delação premiada ou, ao menos, fizesse uma colaboração omitindo alguns fatos. O ex-senador, então, celebrou ele próprio um acordo de delação e envolveu o ex-presidente Lula no caso.

A denúncia contra Lula foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral Rodrigo Janot porque Delcídio ainda mantinha o foro privilegiado. Posteriormente o caso foi remetido para a 10ª Vara Federal e a denúncia foi recebida em julho do ano passado.

O interrogatório dos réus já é uma das fases finais do processo e Lula é o último a ser ouvido. As partes podem ainda pedir novas diligências, mas caso isso seja indeferido o processo segue para a fase de alegações finais. O magistrado que está a frente do caso é Ricardo Leite.

Fonte: O Globo
Créditos: Eduardo Bresciani