João Pessoa passará a entrar na malha aérea internacional da Gol Linhas Inteligentes a partir de julho. Na próxima terça-feira (7), será assinado o convênio entre o Governo do Estado e a companhia aérea, em solenidade marcada para o Palácio da Redenção, às 9h. O voo ligará a capital paraibana a Buenos Aires (Argentina). Por determinação do governador Ricardo Coutinho (PSB) as negociações foram iniciadas desde 2011.
O Governo irá reduzir a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) incidente no combustível de aviação para 6%. Além do voo internacional, a companhia aérea também se encarregará de ampliar o número de voos nacionais em melhores horários para os passageiros e para as principais cidades brasileiras.
Além de fechar o convênio com a Gola, o Governo está consolidando uma parceria com a Latam ainda no primeiro quadrimestre, com a redução de ICMS para 9%. A companhia aérea deverá incrementar em 30% o número de voos, principalmente, entre João Pessoa e São Paulo.
Ricardo Coutinho havia confirmado o voo internacional da Gol ainda na sexta-feira (03), de acordo com o portal Wscom. Neste sábado, a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, reforçou o sucesso das negociações com a companhia aérea e afirmou que na oportunidade da assinatura do convênio serão divulgadas outras ações em relação à nova operação.
A reportagem do Turismo em Foco pesquisou e verificou que o último voo internacional operado para o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa, havia sido em setembro de 2010, quando um avião da Avianca trouxe o grupo de rock Scorpions, que fez um show na cidade.
Do Turismo em Foco
Créditos: Paraíba Já