O feriado de Carnaval começou no início da tarde desta quarta-feira (22). Pelo menos para a maioria dos 581 deputados e senadores.
Plenários, corredores e gabinetes já estão praticamente vazios em um dia que costuma ser o mais movimentado da semana, tendo inclusive votações que avançam pela madrugada.
Apenas a comissão da reforma da Previdência na Câmara teve audiência pública com a presença de alguns integrantes do colegiado. O Senado chegou a agendar uma sessão de votação para esta e a próxima quinta-feira, no entanto, os próprios parlamentares declararam ser remotas as possibilidades de serem realizadas.
Alguns senadores já publicaram em suas páginas de redes sociais, imagens de visitas a outras cidades e ações não relacionadas a seus trabalhos.
O retorno às atividades dos congressistas após a folia também é bastante diferente em relação à maior parte dos trabalhadores de empresas privadas e serviços públicos.
Enquanto a maioria volta a trabalhar na quarta-feira de cinzas ou na quinta-feira (2), os trabalhos na Câmara e no Senado só devem ser retomados no dia 7 de março. Com isso, o Congresso não deverá ter sessões de votação durante pelo menos 12 dias.
No período sem atividades do Carnaval, a direção do Senado vai aproveitar para fazer uma pequena reforma no plenário da Casa – reparos no forro e em poltronas.
Créditos: srzd