Nos dias 09, 10, 11 e 12 de fevereiro, a partir das 19h, acontece o II cine paraíso em Juripiranga. Com o objetivo de democratizar o cinema nacional, o cine paraíso oferece gratuitamente oficinas, debates, exibição de filmes ao ar livre e sessões destinadas ao público infanto-juvenil nas escolas municipais de Juripiranga.
Na década de 60 a cidade de Juripiranga ficou conhecida como “Paraíso dos homens”, título justificado pelo fato do trabalho na produção de vassouras e chapéus de palha de carnaúba por parte das mulheres e era a principal fonte de renda para o sustento das famílias juripiranguenses. O festival de cinema de Juripiranga fará uma referência ao movimento histórico vivenciado na cidade.
Idealizado por um coletivo independente de cinema, formado principalmente por alunos remanescentes do “projeto janela do mundo. A proposta é democratizar o acesso gratuito para comunidade, as mais recentes produções regionais e nacionais que não circulam na grande mídia. Assim incentivando a produção artístico-cultural da cidade.
O II cine paraíso tem como atrações a mostra panorama nacional, que exibe e premia filmes selecionados de todo Brasil. A mostra parahyba, que exibe filmes produzidos no estado. Sessão fruto proibido, destinado ao público maior de 18 anos. Mostra chapéu de palha, onde exibirá o filme produzido pelos alunos da oficina “fazendo filmes curtíssimos.
E ainda contará com apresentações do cavalo marinho “Boi Maneiro” da cidade de Itambé-PE, apresentação dos finalistas do “show de talentos de Juripiranga”, show com a DJ Kylt, Groove da grota (DJ’s Topázio Gabriel e Sub Zero) e para encerrar a banda Dona Terezza. O cine paraíso terá como homenageada a atriz paraibana Zezita Mattos, considerada a primeira dama do teatro paraibano, além de estrelar vários filmes e novelas.
Fonte: Ascom Cine Paraíso