Somente no mês de janeiro deste ano, pelo menos 900 vacinas contra a febre amarela foram aplicadas em João Pessoa. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital. Durante todo o ano de 2016, a SMS imunizou aproximadamente 1.600 pessoas.
O Ministério da Saúde registrou em janeiro 809 pacientes com suspeita de febre amarela, sendo 737 em Minas Gerais. Em 128 casos, o paciente morreu. Pela primeira vez, o Tocantins está investigando um caso. Nenhum município paraibano integra a lista de cidades consideradas como área de risco de febre amarela pelo minitério.
Apesar disso, os paraibanos que precisarem viajar qualquer uma dessas cidades, podem receber a vacina gratuitamente. Em João Pessoa, as vacinas contra a febre amarela estão sendo aplicadas no Centro Municipal de Imunização, conhecido popularmente como Lactário da Torre, na Avenida Rui Barbosa.
De acordo com a Gerência de Vigilância Epidemiológica da SMS, para quem não viajar para uma área considerada de risco não é necessário tomar a vacina. Para tomar a vacina, o interessado deve procurar a sala do viajante, no Centro Municipal de Imunização, e apresentar os documentos.
Além dos documentos pessoais, é preciso apresentar o cartão nacional de vacina e, em caso de viagem internacional, o passaporte. É importante levar algum comprovante de passagem. Para mais orientações usuário pode entrar em contato com o Centro Municipal de Imunização através do telefone 3211-6774. Para saber se área que você vai viajar consta como área de risco, o Ministério da Saúde disponibilizou a lista de cidades com recomendação para vacinação contra febre amarela.
Fonte: Jornal da Paraíba