Um capitão da Polícia Militar de Pernambuco foi punido com 11 dias de detenção após a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontá-lo como o responsável pelo vazamento de imagens da fuga em massa de mais de 50 detentos do Presídio Frei Damião de Bozzano, que faz parte do Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno).
O vídeo que mostra a explosão e fuga (veja abaixo) teve repercussão internacional, após divulgação nas redes sociais e nas principais redes de TV do mundo.
Na decisão, assinada pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, é descrito que o capitão será punido por “ter sido indiscreto em relação a assuntos de caráter oficial, cuja divulgação possa ser prejudicial à disciplina ou à boa ordem do serviço”.
Mesmo com a maior crise na área de segurança pública desta década, o Governo de Pernambuco gasta tempo e esforços de inteligência policial para identificar e punir policiais por vazamento de informações ou imagens que possam gerar uma imagem negativa.
A fuga em massa aconteceu há um ano, mas somente nessa quinta-feira (26) a punição ao capitão da PM foi determinada pela SDS, em comunicado interno. O caso também teve repercussão negativa ao Governo na época porque a direção do presídio havia sido alertada sobre a possibilidade de fuga, mas não reforçou a segurança.
https://youtu.be/M5JJEBlLdWM
Créditos: JC