CNMP analisará processo contra Gilberto Carneiro

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) analisará na sessão da próxima terça-feira (29) se a nomeação de Gilberto Carneiro para o cargo de Procurador Geral do Estado fere a resolução nº 27/2008, que disciplina o exercício da advocacia por parte de servidores do Ministério Público. O relator do processo é o conselheiro Jarbas Soares Júnior.

De acordo com a resolução, “é vedado o exercício da advocacia aos servidores efetivos, comissionados, requisitados ou colocados à disposição do Ministério Público dos Estados e da União”. Diz ainda o texto que “ficam resguardados os atos processuais já praticados, vedando-se, entretanto, a continuidade do exercício da advocacia”.

Gilberto Carneiro já foi acionado na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba (OAB/PB) pelo advogado Horácio Ramalho. O caso passou pela 1ª Câmara, que rejeitou a denúncia. Horácio já recorreu da decisão. Ele também decidiu acioná-lo criminalmente junto a Procuradoria da República, face ao exercício irregular da profissão.

Do Blog com JP Online