Lira, a imprensa e o PMDB!
Por Rui Galdino Filho
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Ontem, 10 de janeiro, o senador Raimundo Lira, reunião a imprensa paraibana ( rádios, jornais, televisões, sites e portais ) para um almoço de confraternização no restaurante Estaleiro, que fica localizado na praia do Seixas, na capital paraibana. Um encontro bastante descontraído, fotos e mais fotos, boas conversas, entrevistas, etc, e uma demonstração inequívoca, o quanto o senador Lira, tem apreço e respeito pela imprensa paraibana.
Durante o almoço com a imprensa, Lira, também foi bastante cumprimentado por várias pessoas que também frequentavam o restaurante na ocasião, faziam questão de bater fotos ao seu lado e incentivá-lo a concorrer ao governo do estado em 2018. Sempre ao lado do senador, fiquei impressionado, pois, não vi uma crítica negativa sequer, contra o senador Lira, tanto por parte dos colegas da imprensa, quanto pelas pessoas que ali também frequentavam o restaurante.
Na verdade, Raimundo Lira, é um cidadão de extrema capacidade de diálogo, empresário bem sucedido, que não precisa da atividade política para se locupletar, sério, honesto, trabalhador, homem que defende o valor da família e princípios cristãos, e que todos sabem, que ele usa ao máximo o seu mandato de senador, para ajudar a Paraíba e os paraibanos, independente de cores partidárias e posições ideológicas.
Depois de 20 anos afastado da atividade política, Lira, foi o fato novo na política paraibana e brasileira em 2016. Ficou bastante conhecido e respeitado nacionalmente e também no exterior, por ter presidido a Comissão Especial do Impeachment, com muita isenção, equilíbrio, independência e bom senso. Tem sido um senador assíduo, produtivo e um defensor intransigente pelos interesses da Paraíba.
É um peemedebista histórico, porém, vem sendo criticado injustamente por uma pequena parte do seu partido, pelo fato de está dando apoio ao governador Ricardo Coutinho. Na verdade, Lira, tem aumentado bastante o seu prestígio dentro do PMDB paraibano e nacional, e por isso, tem provocado ciúmes internos na legenda e tem demonstrado que não se curva a qualquer outro tipo de interesse, que não seja os interesses da Paraíba e dos paraibanos.
Mesmo sendo provocado indevidamente por um, dois ou três membros do PMDB, Lira, tem mantido a sua postura de cidadão reto, probo, respeitador e conciliador. Não destrata ninguém e segue firme em seus propósitos. Além disso, não está sozinho dentro do PMDB paraibano, ao seu lado estão os três deputados federais ( Veneziano, Hugo Motta e André Amaral ).
O fato, é que o senador Maranhão, que preside o partido no estado, quer a todo custo que o PMDB paraibano faça oposição ao governador Ricardo, e Lira, que também é senador, ao lado dos três deputados federais do Partido, formam uma maioria de 4 x 1, são aliados do governador e não se curvam ao comando individualista de Maranhão. Eis a questão! É preciso que o senador Maranhão entenda, que a questão interna do PMDB paraibano, não é estatutária e sim, política, e sendo política, quem vai resolver no momento oportuno é a Executiva Nacional, ouvindo a maioria dos seus membros.
Na verdade, a esmagadora maioria do PMDB paraibano está aliada ao governador Ricardo. Além disso, existe a grande possibilidade do governador, apoiar o senador Lira, para a sua sucessão em 2018, pois, o governador sabe da seriedade e competência de Lira, e também sabe que a Paraíba não pode mais correr o risco de retroceder. E será que o senador José Maranhão, vai ficar contra esse fato? Calma Maranhão, entenda que tudo tem seu tempo e que a vez agora é de Lira. Sou seu admirador, porém, vamos devagar com o andor, pois, o santo é de barro!
Fonte: polemica
Créditos: rui galdino