A Prefeitura de João Pessoa planeja realizar concurso público para a Controladoria Geral do Município (CGM) em 2017. O prefeito reeleito Luciano Cartaxo (PSD) vai encaminhar à Câmara Municipal, em janeiro, um projeto de lei que cria 20 novos cargos no organograma da CGM. Conforme antecipou o procurador-geral do município, Adelmar Régis, serão 10 cargos de auditores da controladoria, de nível superior, e outros 10 de nível médio, de assistente de auditor municipal.
“O prefeito está dando a certidão de nascimento da Controladoria, que era uma secretaria executiva e foi transformada em uma secretaria. Ele trouxe para comandá-la um dos servidores mais capacitados do país, Severino Queiroz, que é auditor da Controladoria Geral da União. Agora com esse ato de anunciar o concurso, de criar a carreira de auditor municipal, o prefeito faz um gesto no sentido de controle, fiscalização, transparência, que é uma marca de sua gestão desde janeiro de 2013”, destacou Adelmar Régis.
Com orçamento de R$ 3,5 milhões para 2017, a CGM tem como missão zelar pelo controle e pela correta aplicação dos recursos públicos. O órgão de fiscalização contábil, financeira e orçamentária acompanha e fiscaliza a execução orçamentária e financeira de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa e ainda faz análises e emite notas técnicas sobre a legalidade dos atos dos administradores municipais.
A Controladoria acompanha também a execução das metas e programas do Governo Municipal e auxilia o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aos demais órgãos de controle externo na missão de zelar pelo Patrimônio Público Municipal.
Leia mais em: Jornal da Paraíba
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Angélica Nunes