Os economistas Cláudio Rocha, Ademário Félix, Francisco Barros e Rafael Bernardino debateram a situação econômica do Brasil na noite desta sexta-feira, 16, em mesa redonda realizada no programa Master News, da TV Master. Eles concordam que o quadro é bastante grave e que não há certeza que o pacote apresentado ontem pelo presidente Michel Temer e a equipe econômica do governo.
Ademário Félix disse que os investimentos no país caem desde 2013 e pontuou que as medidas apresentadas pelo governo federal não tem a intenção de melhorar a economia brasileira. Para ele, só seria possível amenizar a crise econômica se houvesse redução de juros, “mas isso não é interessante para o Banco Central, Dilma tentou fazer os juros caírem e o Brasil está nesta situação, os gastos públicos crescem de uma forma assustadora”, afirmou.
Cláudio Rocha destacou que o governo anda falando para o público que o pacote tem a intenção de reduzir os custos, “mas não estão levando em consideração que houve um grande aumento nos juros do Banco Central dos Estados Unidos, que vau mexer com a economia de todos os países subdesenvolvidos”, disse, explicando que não cabe apenas ao governo brasileiro reorganizar as finanças.
“Quando um investidor vem para o Brasil, ele sabe que vai ganhar dinheiro, temos inflação alta e as pessoas costumam dizer que o Brasil tem uma imensidão de coisas para construir e o território torna-se bastante atrativo porque os Estados Unidos não tem mais espaço para colocar um poste, assim como em muitos lugares da Europa”, finalizou Rafael Bernardino.
Créditos: Ívyna Souto – Polêmica Paraíba