O Estado e a imprensa diante da sociedade civil

Os apresentadores do PolêmicaPB, Gutemberg Cardoso e Nilvan Ferreira começaram o PolêmicaPB de hoje (14) fazendo um comentário sobre o caso do jovem Kaio Felipe, que foi acusado de abusar sexualmente das duas filhas de um e dois anos de idade, mas de acordo com o laudo preliminar do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba, a possibilidade de abuso sexual foi descartada. O jovem foi preso e, de acordo com informações de parentes e amigos, foi torturado e liberado após a divulgação do laudo.

Gutemberg Cardoso e Nilvan Ferreira questionaram a postura da delegada Joana Darc, responsável pelo caso, e da imprensa paraibana. Eles afirmaram que se a Paraíba fosse um Estado sério, a delegada e os policiais que prenderam Kaio Felipe já estariam afastados dos cargos e presos. Para eles, boa parte da imprensa paraibana, sem o mínimo de responsabilidade, tem ajudado a condenar pessoas fazendo prejulgamentos.

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2011/11/COMENTARIO-POLEMICA-14-11.mp3]

A reportagem do PolêmicaPB tentou entrar em contato com Kaio Felipe, mas não conseguiu. Segundo a tia do rapaz, ele não tem condições físicas e psicológicas para falar com ninguém. De acordo com a senhora, Kaio Felipe foi torturado e não está recebendo auxílio do Governo para custear tratamentos.

Durante o contato com a reportagem, a tia de Kaio questionou alguns segmentos da imprensa que segundo ela, condenam sem saber a verdade e incentivam a prática da tortura.“Alguns repórteres, se aproveitaram da situação dele. Ele foi massacrado pela imprensa”, completou.

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2011/11/SONORA-TIA-DE-KAIO.mp3]

A delegada Joana Darc, também conversou com a reportagem do PolêmicaPB, prestou esclarecimentos pelo caso, negou que Kaio Felipe tenha sido espancado e afirmou que foi fornecida total proteção ao rapaz. Ela disse que em momento algum o rapaz foi maltratado e que antes de sair da delegacia, Kaio foi submetido a exames que comprovam que não houve tortura.

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2011/11/SONORA-DELEGADA-JOANA-DARK.mp3]

A reportagem do PolêmicaPB também conversou com amigos de Kaio Felipe, que discordaram da versão da delegada e afirmaram que o Kaio foi torturado e que, de acordo com o exame de corpo de delito foram encontrados hematomas no corpo do amigo.