CRISE HÍDRICA

VÍDEO: Estiagem no sertão da Paraíba deve perdurar até FEVEREIRO

image1

O sertão do estado da Paraíba, um dos que tem sentido os efeitos da estiagem, não recebeu uma notícia muito animadora na noite de ontem. De acordo com informações do instituto Clima Tempo, a estiagem nas cidades do interior do nordeste só tem previsão de chuvas no próximo ano. Fevereiro seria o mês de início das chuvas. Os meses de dezembro e janeiro são esperados pelos sertanejos, no entanto a chuva deve chegar mais tarde dessa vez.

Os cenários de seca extrema e seca excepcional cresceram no Nordeste, abrangendo partes de todos os 9 estados. É o que mostra o mapa de Secas do Nordeste do Brasil. O Ceará é um dos que apresentam maior avanço da estiagem. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 75% do território do estado apresenta seca extrema ou seca excepcional.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o quadro se agravou de forma significativa na região. Em 2015, o Maranhão, por exemplo, possuía áreas de seca grave, moderada e fraca. O mapa de setembro deste ano mostra grande parte do território do estado com seca extrema.

No Ceará, o mapa do Monitor mostra a expansão da seca extrema em direção ao norte e o aumento da área com seca excepcional no Centro Sul. Os contornos de seca extrema em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza também ficam evidentes em setembro. Até agosto, a área apresentava seca grave.

 


Créditos: Polêmica Paraíba com EBC