No Brasil, quando uma criança é diagnosticada com diabetes, geralmente é do tipo 1, ou seja, autoimune. Isso acontece quando o organismo produz anticorpos que, em vez de proteger o corpo, atacam as células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina, hormônio que coloca a glicose (açúcar) dentro das células para que sirva como fonte de energia. O problema pode ocasionar outras doenças como a cetoacidaose, um tipo de acidose metabólica.
A cetoacidose metabólica é um dos assuntos que serão abordados durante um curso promovido nesta sexta-feira (9) pela Cooperativa dos Pediatras da Paraíba (Cooped-PB) e pela Sociedade Paraibana de Pediatria (SSP), em parceria com a Unimed João Pessoa e o Sistema OCB/Sescoop-PB. O evento será realizado das 8h30 às 17h, no Littoral Hotel.
Ressuscitação pulmonar, choque séptico, broncondisplasia pulmonar e governança clínica serão abordados durante o evento por renomados médicos da área na Paraíba.
As inscrições podem ser feitas na Cooped-PB, que fica localizada na Rua João Domingos, 91, em Miramar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3244-7676, 9-8832-6071, 9-8832-6072 e 9-9932-0061.
Fonte: MaisPB