Um caminhão com 15 homens submetidos a trabalho escravo foi abordado pela Polícia Militar do DF às 8h da última quinta-feira (1º), na BR-080, próximo à entrada da cidade de Brazlândia, no Distrito Federal. As pessoas, com idades entre 20 e 50 anos, são oriundas de cidades na Paraíba e no Ceará e circulavam o Brasil na caçamba do veículo para vender panelas. Conforme a corporação, a vítima mais antiga estava há seis anos sofrendo os abusos.
O operador do esquema era também o motorista do caminhão apreendido, um empresário cearense sem passagens pela polícia. “Ele ficava com os funcionários por uma média de quatro meses fazendo vendas. Eles só comem o tanto que conseguirem vender e não conseguem voltar para os estados pois criaram dívidas com o patrão”, explicou o tenente Lélis, que participou da abordagem na BR-080.
O militar informou que o caminhão foi selecionado ao acaso, pois não apresentava nenhuma irregularidade aparente, e se surpreendeu com o achado. “Não é comum para nós esse tipo de situação”, resumiu. Segundo ele, nenhum dos homens nasceu ou sequer já morou no DF.
O motorista foi encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal, pois o crime de submeter trabalhadores a condições análogas ao de um escravo extrapola as esferas estadual e distrital.
Confira o depoimento de Luan, 18 anos, uma das vítimas:
https://youtu.be/HYjLMbBWiK8
Créditos: PB Agora