Foram aprovados na última terça-feira (29/11), os procedimentos de laqueadura e vasectomia de forma gratuita no município de Conceição do Jacuípe. Isso significa que homens e mulheres do município poderão fazer cirurgias para não ter mais filhos sem precisar pagar nada por isso. A resolução saiu no Diário Oficial do Estado na edição desta quarta-feira (30/11).
A laqueadura consiste em uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva da mulher, na qual as trompas da são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Já a vasectomia, é um método contraceptivo no homem através da ligadura dos canais deferentes.
De acordo com o documento, os procedimentos serão abertos no Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães e entra em vigor a partir de hoje, data da publicação.
A Secretaria de Saúde do Estado afirmou que o critério para a triagem dos beneficiários será de acordo com os protocolos médicos de rotina já utilizados em outros hospitais, levando em conta o nível de necessidade dos pacientes, idade, entre outros. A Secretaria garantiu ainda que a unidade favorecida já recebeu toda estrutura para receber os novos serviços.
Créditos: Aratu Online