O caso de uma jovem loira encontrada nas ruas de Roma reacendeu as esperanças de que ela fosse Madeleine McCann, a menininha que desapareceu em 2007 na Praia da Luz, em Portugal. Ela na verdade se chama Embla Jauhojärvi, uma jovem sueca desaparecida há seis meses, revelou o site britânico DailyMail.
O pai da jovem entrou em contato com o Daily Mail após a repercussão da notícia. Segundo ele, ela é portadora da Síndrome de Asperger e fugiu de sua casa, em Estocolmo, no início do ano. O homem contou ainda que sabia dos planos da jovem de ir para a Itália estudar o idioma local.“Passei seis meses pedindo ajuda a polícia sueca, mas eles não foram úteis”, disse.
Falando inglês e sem passaporte nem identidade, a jovem loira se apresentava como Maria e chamou a atenção por não aceitar dinheiro de estranhos. Não demorou para que as fotos fossem publicadas em catálogos de pessoas desaparecidas. A organização Missing People Of America afirmou que, pela semelhança, ela poderia ser Madeleine. Mas a hipótese logo foi descartada. Se estivesse viva, Madeleine teria 13 anos. Embla tem 21. Além disso, ela também não possui a característica mancha castanha no olho direito.
A garota também se parece com Amanda Adlai, menina que desapareceu em dezembro de 2008 nos Estados Unidos (foto). E com Maria-Brigitte Henselmann, que desapareceu também em 2008 da Alemanha.