Ana Vital assume superintendência da Funasa

Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo assumiu a superintendência da Funasa na Paraíba. Ela assinou o termo de posse da superintendência da Fundação Nacional da Saúde na Paraíba – Funasa. A cerimônia aconteceu na sede da Fundação, em Brasília, onde Ana Cláudia foi recebida por Gilson Carvalho, Presidente da Funasa. A primeira-dama de Campina Grande estava acompanhada do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB).

Antes da assinatura do termo de posse, Ana Cláudia esclareceu as diretrizes de sua linha de trabalho na superintendência. “Assumo o compromisso do trabalho consonante com a Funasa, sempre alinhando os pensamentos e procurando políticas que atendam às demandas prioritárias dos municípios sob minha responsabilidade na superintendência. Temos pouco tempo para estabelecer nossas metas, mas em 2012 estaremos plenamente dedicados ao atendimento dos municípios”, afirmou.

Durante a posse, Vital do Rêgo ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a Funasa e o Estado. “Há alguns meses, como Presidente da Comissão Mista de Orçamento, vim dar a você (Gilson Carvalho) as boas vindas. Já trabalho com a Funasa há 4 anos. A instituição marcou positivamente meu mandato como deputado federal pela Paraíba”, disse o Senador. Otimista, Vital estima que a Funasa deve ganhar mais espaço de atuação nos próximos anos.

“Pela aplicação de recursos desempenhada atualmente pela instituição – principalmente os recursos do PAC 2 – e pelas relações estabelecidas com o Ministério da Saúde, acho que a Funasa vai crescer muito. A reacomodação de objetivos do órgão, que confere mais atenção a municípios pequenos com muitas demandas e pouco apelo econômico, me deixa muito estimulado em estar aqui, apresentando a coordenadora da superintendência na Paraíba, que é uma pessoa com a qual estabeleci fortes ligações”, afirmou o parlamentar.

Vital destacou ainda características de Ana Cláudia, como o compromisso e o senso administrativo. “Valorizo muito o desempenho administrativo de Ana Cláudia, que foi responsável por todo o processo de interiorização da administração estadual, no governo passado. Campina Grande é a capital do interior. Lá, temos instalada uma secretaria do Estado que cuida do recebimento de todos os pedidos do interior, para evitar a necessidade de qualquer prefeito em se dirigir sempre ao governo da Paraíba em João Pessoa. A Secretaria do Interior ficou por dois anos sob a responsabilidade de Ana Cláudia. Com essa experiência, conhecendo o interior paraibano e os focos de necessidade do nosso povo, Ana Cláudia foi a opção óbvia para assumir o cargo”.

O Senador disse que conversou com a nova superintendente, falando sobre a nova fase da Funasa. “Já traduzi meus sentimentos e conceitos por esse órgão, que está ganhando força gradualmente. Ana será uma peça importante, junto com os outros coordenadores estaduais, para esse movimento de consolidação da credibilidade e da eficácia da Funasa. Ana Cláudia carrega consigo a responsabilidade de tratar, de forma indistinta, sem discriminação, todos os municípios da Paraíba sob seus cuidados”.

Gilson Carvalho observou que a contribuição de Ana Cláudia para o órgão vem em tempo oportuno. “O momento pelo qual a Funasa passa hoje é muito importante. Quando cheguei, há seis meses, senti o clima de descrédito da instituição dentro da Esplanada. Existem muitos desafios a ser superados e acredito que estamos conseguindo colocar os objetivos da instituição à frente de questões políticas. A capacidade de gestão de Ana Cláudia vai contribuir para a consolidação das funções do órgão em suas atribuições técnicas”, afirmou.