A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ruth Avelino; Catarine Brasil, coordenadora de turismo de Campina Grande; e o secretário de turismo de João Pessoa, Fernando Milanez; participaram na noite desta sexta-feira, 21, de uma mesa redonda sobre turismo na Paraíba, aproveitando a ocasião em que a capital paraibana sedia o Festival de Turismo 2016, recebendo cerca de 3 mil profissionais da área, entre empresários e agentes de turismo.
O programa Master News, da TV Master, reuniu os especialistas disseram que a Paraíba tem recebido muitos turistas para conhecer as belezas naturais da Paraíba.
Ruth Avelino destacou que cada cidade tem uma identidade e uma personalidade, portanto, segundo ela, uma cidade como João Pessoa não é uma cidade de festas de carnaval, por exemplo, ela citou o exemplo de um ano em que foi promovida festa de carnaval com bateria de escola de samba e sambistas e não atraiu muitas pessoas, “quem vem para João Pessoa no carnaval, vem em busca de descanso, Campina Grande tem uma tradição de ter eventos religiosos durante o periodo de carnaval, é diferente de Pernambuco e estados como Rio de Janeiro e São Paulo, que tem folia para quem busca agitação”, pontuou.
Fernando Milanez destacou que os turistas que vem a João Pessoa querem visitar o Centro Histórico e o Centro da cidade, “com praças reurbanizadas, a Lagoa que está pronta para receber turistas de quaisquer lugares, temos que valorizar nosso Centro cada dia mais, muitos turistas vem conhecer a história da cidade e não querem um roteiro com praias e shoppings”, disse.
Catarine Brasil disse que Campina Grande tem muito turismo de eventos, desde os religiosos, passando por eventos de tecnologia e encontros estudantis. Ela destacou que esses eventos lotam a rede hoteleira da cidade e a coordenação trabalha para divulgar cada vez mais a cidade. Catarina destacou ainda que, neste fim de semana, acontece um evento da igreja Verbo da Vida que reúne, na cidade, três mil mulheres e dois mil homens, são cinco mil pessoas ocupando hoteis e utilizando serviços de restaurantes da Rainha da Borborema.
Créditos: Ívyna Souto – Polêmica Paraíba