PCdoB paraibano debate os resultados das eleições 2016

456f75619190o77629o4t317_foto

A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu neste fim de semana para iniciar o debate sobre as eleições do último dia 2 de outubro. Para a Diretoria, “as eleições se realizaram num cenário político adverso, sob o domínio das forças do campo conservador que patrocinaram o golpe parlamentar-jurídico-midiático que afastou a presidente Dilma Rousseff, sem crime de responsabilidade, com grave atentado ao estado democrático de direito. Este fato condicionou enormemente o resultado eleitoral”.

Desde já, a Direção Estadual do PCdoB se congratula com a militância e com o elenco de candidatos e candidatas, amigos e apoiadores que assumiram com dedicação e entusiasmo as tarefas e responsabilidades da campanha comunista e de nossos aliados políticos.

A reunião ressaltou que, vivemos em nosso país uma situação de extrema gravidade política, a partir da instalação do governo ilegítimo de Michel Temer. Com poucos dias de existência, este governo já ataca ferozmente direitos consagrados na Constituição cidadã de 1988, jogando todos os efeitos da crise econômica sobre as costas dos trabalhadores e do povo pobre, com a famigerada PEC-241 (PEC DA MORTE) e as reformas regressivas da educação, previdenciária e trabalhista. Enquanto isso o capital financeiro é resguardado e engordado com as maiores taxas de juros do mundo.

Em nível nacional, o PCdoB, mesmo atingido pela sistemática campanha de ataques à esquerda, alcançou importantes resultados, embora modestos, porém não sofremos derrota. Aumentamos o número de vereadores eleitos no país em relação a 2012. Destacam-se o grande desempenho alcançado no Maranhão, onde o PCdoB foi amplamente vitorioso e a ida para o segundo turno na capital Aracaju e na cidade industrial de Contagem, em Minas Gerais.

Na Paraíba, o PCdoB não sofreu derrota. Considera que seu desempenho geral na eleição resultou regular. Participou da eleição em 80 municípios (foram 67 em 2012); elegeu 32 vereadores (em 2012 foram 33); seus candidatos a vereador obtiveram 54.046 votos (em 2012 foram 56.426); e elegeu o vice-prefeito da cidade de Puxinanã. Destaque para eleição do vereador Helton Renê, em João Pessoa, fato que não ocorria desde 1988. Sua chapa de vereadores e vereadoras obteve votação superior ao quociente eleitoral, sendo o 8º partido mais votado na Capital, ultrapassando as votações obtidas por PMDB, DEM, PTB, PDT E PT. Em Santa Rita elegeu 3 vereadores, com a campeã de votos no município, a companheira Rosa de Vaqueiro, sendo a legenda mais votada e tem a maior bancada na Câmara de Vereadores. Em São José de Piranhas elegeu 3 vereadores e se constitui na maior bancada na Câmara. Fato negativo foi a não reeleição do vereador combativo Napoleão Maracajá, em Campina Grande, vítima de uma coligação perversa, embora tenha obtido votação superior a mais da metade dos vereadores eleitos.

Os comunistas do PCdoB consideram que o momento grave que vivemos é de resistência e de busca do entendimento entre as forças de esquerda, democráticas e progressistas, em íntima articulação com os movimentos sociais, visando a construção de alternativas que fortaleçam a defesa da democracia, a defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo e a defesa da soberania nacional. Não vamos nos isolar.

João Pessoa, 15 de outubro de 2016
A Comissão Política Estadual do PCdoB