Detido

Prefeito eleito é detido com arma irregular durante operação policial

Político foi conduzido a uma delegacia por porte ilegal de arma. Ação investiga apropriação de valores pelo procurador jurídico do município.

Operação, Monte Belo do Sul, RS (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O prefeito eleito de Monte Belo do Sul, cidade distante cerca de 140 quilômetros de Porto Alegre, na serra gaúcha, foi conduzido em flagrante por porte de arma em situação irregular na manhã desta segunda-feira (10) durante uma operação da Polícia Civil. Adenir José Dallé (PMDB), segundo a polícia, preferiu ficar em silêncio.

Dallé foi detido enquanto a polícia cumpria mandados de busca e apreensão em ação que investiga a apropriação de valores por parte do procurador jurídico da cidade de Monte Belo do Sul em 2009. O nome dele não foi divulgado.

O político foi prefeito da cidade entre 2009 e 2012. Também foram cumpridos mandados em Porto Alegre.

Operação, Monte Belo do Sul, RS (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

De acordo com o delegado Arthur Reguse, responsável pelo flagrante, “foi encontrada essa arma em situação irregular, então ele foi conduzido em flagrante para a delegacia, onde ele optou pelo pagamento da fiança de R$ 1,5 mil”.

Já as investigações sobre os supostos desvios foram conduzidas pelo delegado Daniel Mendelski. Ele detalhou que o procurador jurídico do muncipio de Monte Belo do Sul teria se apropriado de honorários advocatícios de uma causa ganha em favor do município contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2009. Na época, havia o entendimento de que os valores pertenciam ao município e não ao procurador.

Ainda de acordo com a denúncia, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) cobrou o valor em favor do município, mas o pagamento não foi realizado. Os honorários foram discutidos e o município gaúcho perdeu em todas as instâncias.

O político preso foi eleito prefeito de Monte Belo do Sul nas eleições do dia 2 de outubro, com 1.342 votos, que equivale a 48,66%. A cidade tem pouco mais de 2,6 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O G1 tentou contato com Dallé, mas ele não atendeu aos telefonemas.

Operação, Monte Belo do Sul, RS (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Créditos: G1