A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) fez uma análise das eleições deste ano. Para ela, os resultados das urnas não são os únicos a serem avaliados, mas também a política do país de forma “macro”.
Segundo a deputada, o Brasil passou a mostrar uma política mais conservadora do campo da direita. “Isso se observa no Brasil, mas não em grande escala, quem surge muito como partido forte do Brasil é o PSD, o PMDB e o PSDB”, disse.
Ela observou que é preciso fazer uma reavaliação da política e afirmou que os grandes vencedores das eleições de 2016 foram os votos brancos, nulos e as abstenções.
“Nós precisamos avaliar o que está acontecendo no Brasil. Agora o grande vencedor das urnas foi a abstenção, os votos brancos e nulos, a exemplo de São Paulo, onde quem teve mais voto teve menos que os brancos e nulos. Isso é uma indicação que há uma grave crise, uma grande crise entre o eleitorado e sua representação política”, indicou.
Em João Pessoa, a abstenção chegou a 11,37%, o que significa que 55.579 eleitores não foram às urnas votar. Somado a esse número há os votos brancos (3,84%) e nulos (10,06%), referente à disputa para prefeito, que juntos dão o total de 115.849 eleitores pessoenses (25,27%). A capital paraibana tem 489.026 eleitores aptos a votar.
Fonte: blog do gordinho