Belo gesto de Cartaxo!
Por Rui Galdino Filho ( advogado, radialista e articulista político ).
João Pessoa-PB,
Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Acabou a campanha eleitoral deste ano na Paraíba, quem venceu, PARABÉNS, e quem não venceu, parabéns também, por ter participado do pleito e ter contribuído com a festa da democracia. Campanha política é assim mesmo, em tese, é muito difícil ocorrer empate e se acontecer, a lei diz que vencerá o mais velho em idade.
Mas meus caros leitores, o artigo de hoje, é especial. É especial, por que o fato me surpreendeu! Eu já vi muita coisa em política, antes, durante e depois, porém, não me lembro ter visto, um candidato que foi vitorioso, ir para as ruas agradecer o voto e o apoio do povo depois da eleição. Pois bem, e isso aconteceu na data de hoje (06/10/2016), na capital paraibana.
O prefeito reeleito Luciano Cartaxo (PSD), estava hoje, logo cedo, por volta das 6h30 da manhã, no entroncamento das avenidas 1º de Maio e Vasco da Gama, no bairro de Jaguaribe, abordando as pessoas que passavam à pé, de moto, de carro, de bicicleta, de ônibus, etc, e agradecendo o voto e o apoio dos transeuntes. Muito bem, BONITO GESTO DE LUCIANO CARTAXO! Na verdade, Cartaxo foi muito feliz e acertou em cheio ao fazer isso.
Claro, que esta ação de Cartaxo, não deixa de ser uma boa atitude política, no entanto, foi também um bonito gesto de agradecimento ao povo de João Pessoa. Não foi à toa, que Cartaxo, se reelegeu no 1º turno, com 222.689 votos, obtendo quase 60% dos votos válidos e vencendo em todos os bairros da capital. Confesso, que nem eu acreditava numa vitória tão expressiva como ocorreu, inclusive, imaginava até, que poderíamos ter um 2º turno em João Pessoa.
O fato, é que Cartaxo venceu e venceu bonito! Se foi reeleito, é por que a população pessoense aprovou seu 1º mandato e quis que ele continuasse e ponto final. Todos sabem que torci muito pela união política entre o prefeito e o governador nessa eleição, no entanto, essa união não aconteceu, e Cartaxo, foi para a luta contra Cida Ramos, candidata do governador. E VENCEU!
No debate do SBT ( TV Tambaú ), já no finalzinho da campanha, eu participei daquele debate como jornalista convidado a fazer perguntas aos candidatos, e observei, que Cartaxo, estava muito tranquilo, sereno e confiante. Fez uma campanha de pés no chão, respeitando seus adversários e sem o “já ganhou”! Acho que Cartaxo, só cometeu um erro durante a sua campanha: Disse que se fosse reeleito, iria tirar o seu mandato até o fim…
Eis a questão! Não precisava ter dito isso, pois, toda Paraíba sabe, que uma vez reeleito, Cartaxo, seria ou é fortíssimo candidato a governador em 2018. Bom, se Cartaxo vai ficar ou não até o fim do seu 2º mandato, só ele decidirá e o tempo também. O fato é que Cartaxo, com sua reeleição, deverá fazer um 2º mandato ainda melhor do que o 1º, e indubitavelmente será peça importantíssima no jogo de xadrez de 2018, que inclusive, já começou. Essa história de dizer que 2018 está longe, quem acreditar nisso vai perder o bonde da história, pois 2018 politicamente, está mais perto do que nunca e repito: JÁ COMEÇOU!!!
ADELANTE!
Fonte: polemica
Créditos: Rui Galdino