NOVIDADE

TJ inaugura fórum eleitoral Sílvio Porto em Guarabira

Silvio-Pelico-Porto_sem-borda
Será inaugurado nesta sexta-feira (23), às 10h00, o Fórum eleitoral desembargador Sílvio Pélico Porto na Cidade de Guarabira.

A edificação da Justiça Eleitoral está situada na Avenida Presidente Juscelino Kubistcheck s/n, próximo a Unidade Básica de Saúde do Município. O Fórum edificado assimilando os padrões de arquitetura moderna para atender as necessidades de toda a região que, além de Guarabira, abarca os municípios de Araçagi e Pilõezinhos.

A iniciativa de nominar o Fórum desembargador Sílvio Porto, partiu do Presidente da Corte Eleitoral paraibana desembargador José Aurélio da Cruz, e aprovada por todos os integrantes do colegiado, inclusive com a aquiescência do Ministério Público através do Procurador João Bernardo da Silva.

Ao conduzir a moção, o desembargador José Aurélio, destacou que Sílvio Porto foi um homem público que ocupou funções relevantes nos três poderes: Secretário de Estado, Deputado Estadual e Desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, “tendo exercido a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral”, enfatizou.

Acentuou em seu pronunciamento, a vinculação do homenageado com a cidade de Guarabira, onde exerceu o cargo de Prefeito no ano de 1947 por nomeação do Governador Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo. Foi Deputado Estadual por três legislaturas representando a região compreendida pela Cidade de Guarabira. No ano de 1969 teve seus direitos políticos cassados em virtude do Ato Institucional n. 5, editado pela junta militar que governava o Brasil.

No ano de 1979, anistiado voltou a exercer a advocacia, inclusive na condição de Vice-Presidente da Ordem dos Advogados Seccional da Paraíba. Em 30 de abril de 1981, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional, pelo então Governador Tarcisio de Miranda Burity. Permaneceu no exercício até sua morte, ocorrida em 14 de maio de 1984.

O desembargador Sílvio Porto era casado com a senhora Diana Nóbrega Porto, de cuja união nasceram os filhos: José Ricardo Porto, Sílvio Pélico Porto Filho, Fernanda Porto de Araújo Lima e Geraldo Emílio Porto.

Durante a solenidade de inauguração, o Defensor Público Sílvio Pélico Porto Filho agradecerá a homenagem em nome da família.

Fonte: MaisPB