Porte de Chaveiro

PM apreende jovens antes de protesto contra Temer por portarem vinagre, celulares e chaveiro do Pateta

 
Objetos apreendidos com jovens antes de ato contra Temer (Foto: Divulgação/SSP)Objetos apreendidos com jovens antes de ato contra Temer (Foto: Divulgação/SSP)

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou, nesta segunda-feira (5), imagens do material apreendido pela Polícia Militar com os jovens presos antes do protesto contrário ao governo de Michel Temer. Ao todo, 16 dos 26 detidos foram indiciados por associação criminosa e corrupção de menores.
Em nota, a SSP afirma que os detidos levavam “objetos utilizados em atos de vandalismo”. “Policiais militares encontraram parte dos envolvidos em uma estação do metrô. O grupo contou que estava a caminho de um protesto na Avenida Paulista. Com os integrantes, foram encontrados uma barra de ferro, câmeras, celulares, toucas, lenços, máscaras e diversos frascos contendo líquidos – estes, enviados à perícia para análise da substância.”As fotografias mostram: um estilingue; pedras; um extintor de incêndio; celulares; uma câmera GoPro; um maço de cigarros; uma caneta esferográfica; um cabo de televisão; bandanas; um gorro; um chaveiro do Pateta, personagem da Disney; máscaras de gás; um boné; panfletos contrários ao governo Temer; óculos de proteção; luvas; gases e outros materiais de primeiros-socorros, como comprimidos de analgésico; e garrafas com líquido aparentando ser vinagre (veja as imagens abaixo e acima).

A nota acrescenta que “nas proximidades, outra equipe da PM deteve cinco jovens que carregavam pedras e estilingues em mochilas. Um celular roubado também foi encontrado com um dos adolescentes”. Apesar de constar na nota, a barra de ferro não aparece nas imagens dos objetos apreendidos.

G1 questionou a SSP sobre o que a pasta considera como “objetos utilizados em atos de vandalismo”, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Estilingue e outros objetos apreendidos com jovens antes de ato (Foto: Divulgação/SSP)Estilingue e outros objetos apreendidos com jovens antes de ato (Foto: Divulgação/SSP)
Objetos apreendidos com jovens antes de ato contra Temer (Foto: Divulgação/SSP)Objetos apreendidos com jovens antes de ato contra Temer (Foto: Divulgação/SSP)
Objetos apreendidos com jovens antes de ato contra Temer (Foto: Divulgação/SSP)Objetos apreendidos com jovens antes de ato contra Temer (Foto: Divulgação/SSP)
Material de primeiros socorros apreendido com jovens antes de ato (Foto: Divulgação/SSP)Material de primeiros socorros apreendido com jovens antes de ato (Foto: Divulgação/SSP)

‘Minority Report’
O advogado Marcelo Feller, que defende cinco dos detidos, disse que “ninguém foi pego depredando nada”. Feller disse ter sido informado pela polícia de que o grupo foi preso porque iria cometer crimes. “Fico bastante preocupado de ter autoridades públicas que se julgam na competência de prever o que vai acontecer e poder prender as pessoas com base em previsões”.

O defensor comparou o caso com o filme de ficção científica “Minority Report”, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Cruise, em que paranormais são capazes de prever o futuro e antecipar os crimes. No longa metragem, o culpado é punido antes mesmo de cometer o delito.

De acordo com Feller, foi uma denúncia anônima que levou a polícia ao Centro Cultural São Paulo, próximo à Estação Vergueiro do Metrô, onde 21 dos suspeitos estavam reunidos. Com eles, foram apreendidos, entre outros objetos, um pequeno canivete e uma barra de ferro – que os detidos alegam ter sido plantada pela própria PM para incriminá-los.

“Com nenhum foi encontrado pedras, materiais que pudessem servir para machucar quem quer que fosse. Ao contrário. Com eles, foi encontrado material para se proteger. Máscaras, vinagre, coisas do gênero”, disse o advogado. Segundo ele, o canivete era utilizado como chaveiro, do tipo suíço, com tesoura para cortar unhas, além de outros pequenos utensílios
.

Fonte: G1