Aruandando no Campus

Documentário do DCM será exibido em mostra de universidade federal

 

download (1)

‘Curtas em Transe’ é o título da terceira edição do Projeto de Extensão ‘Aruandando no Campus’, com exibições audiovisuais agendadas para o próximo dia 25, às 18h30, no Cine Aruanda (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A inspiração da coordenação do projeto foi o clássico filme de Glauber Rocha, “Terra em Transe”, que refletiu e abordou as tensões e impasses do pós-64 de forma inédita e esteticamente revolucionária para sua época, com ressonâncias ainda hoje na cinematografia brasileira.

Para tanto foram selecionados filmes de curta-metragem que “respiram política”, segundo informa o coordenador da ação de extensão, Lúcio Vilar, docente e produtor audiovisual na Paraíba. “São obras ficcionais e documentais que nos emprestam ‘óculos’ para compreender o Brasil de ontem e o da presente crise que afeta a todos”, completou.

São elas: “A maldição da câmera vermelha – (Doc-PB), que envereda pelas consequências políticas de caça às bruxas na UFPB imediatamente ao golpe de 1964, onde o cineasta documentarista Linduarte Noronha (“Aruanda”) foi sumariamente demitido em meio a expurgo que atingiu dezenas de docentes e estudantes da instituição; “Várias vidas de Joana” (DOC-RJ), de Cavi Borges; “Quando deixei de me preocupar com canalhas” (FIC-SP), de Tiago Vieira, premiado em Gramado e outros festivais; “Quintal dos Guerrilheiros” (FIC-2009) de João Massarolo, e o doc-reportagem “Fernando Henrique Cardoso e Mírian Dutra – Um caso entre o público e o privado”, de Joaquim de Carvalho, com chancela do Diário do Centro do Mundo (DCM).

Marcado para o próximo dia 25, data em que inicia oficialmente o julgamento da presidenta afastada, a sessão tem entrada franca e já estão confirmadas as presenças dos professores Wellington Pereira e Fernando Trevas (ambos da UFPB), do presidente da Associação dos Docentes (Aduf), Marcelo Sitcovsky e da jornalista Rejane Negreiros (Band News-Manaíra) para o debate que ocorrerá logo em seguida às exibições. O projeto “Aruandando no Campus”, do departamento de Mídias Digitais, tem apoio da Coordenação do Curso de Cinema e CCTA (UFPB).

 

Fonte: DCM