BOMBA

Autor do atentado que matou dezenas tinha de 12 a 14 anos, diz presidente turco

O  autor do atentado em um casamento na cidade de Gaziantep, na Turquia, tinha entre 12 e 14 anos e se explodiu ou usava um cinturão de explosivos detonados à distância, afirmou neste domingo (21) o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

O massacre “foi cometido por um adolescente suicida de 12-14 anos de idade”, afirmou o presidente em declarações transmitidas ao vivo pela emissora NTV.

O presidente afirmou que o atentado matou pelo menos 51 pessoas e repetiu asuspeita de que o grupo Estado Islâmico (EI) está por trás do ataque. “Os primeiros indícios investigados por nossos organismos de segurança apontam ao grupo jihadista Estado Islâmico, e trabalhamos nisso”, disse.

Dos feridos, que eram 94 a princípio, 69 seguem hospitalizados, sendo que 17 deles estão em estado grave, segundo o presidente.

No local do ataque foram encontrados pedaços de um colete de explosivos, informou a promotoria, o que confirmaria a tese de um atentado suicida.

Ataque mais mortífero do ano

Na noite do sábado, um suposto homem-bomba detonou seus explosivos entre as pessoas que dançavam na rua durante uma festa de casamento em Gaziantep, a cerca de 40 quilômetros da fronteira com a Síria.

O ataque foi o mais mortífero deste ano na Turquia, que enfrenta ameaças de militantes no país e da Síria.

O Estado Islâmico foi responsabilizado por outros ataques na Turquia, sendo que o mais mortal foi em outubro passado, em uma reunião de ativistas pró-curdos e trabalhistas em Ancara, quando homens-bomba mataram mais de 100 pessoas.

A festa de casamento neste sábado era para um membro do Partido Democrático do Povo pró-curdos, disse Erdogan, e o noivo estava entre os feridos. A noiva não ficou ferida, disse uma autoridade local.

Fonte: Folha