Pesquisa

Pesquisadores descobrem antibiótico que pode impedir a passagem do zika para o feto

GESTANTES

Cientistas das Universidades da Califórnia, em São Francisco e em Berkeley, identificaram uma droga que pode ser capaz de bloquear a passagem do zika vírus da mãe para o feto. Eles divulgaram seus resultados em um artigo publicado na última segunda-feira (18).

De acordo com o estudo, o zika é capaz de infectar vários tipos de célula da placenta e da bolsa amniótica. No primeiro trimestre, o vírus pode chegar ao feto através de uma rota placentária e a partir do segundo trimestre, surge uma nova rota através da bolsa amniótica.

“Poucos vírus atingem o feto durante a gravidez e causam defeitos congênitos”, afirmou a pesquisadora Lenore Pereira, uma das autoras do estudo, em nota divulgada pela Universidade da Califórnia em São Francisco. “Entender como alguns vírus são capazes disso é uma questão muito importante e pode ser a mais essencial para pensar em maneiras de proteger o feto quando a mãe é infectada”, disse.

Depois de compreenderem os caminhos do vírus, os pesquisadores testaram um antibiótico antigo chamado Duramycin que se mostrou capaz de impedir que o agente infeccioso se replicasse em células que poderiam transmitir a doença. A substância é produzida por bactérias no combate a outras bactérias e é frequentemente utilizada em animais. Atualmente, ela está sendo testada em humanos para o tratamento de fibrose cística.

Experimentos recentes em culturas de células mostraram que o medicamento também é eficiente no bloqueio da dengue e do vírus do oeste do Nilo, ambos flavivírus como o zika, e no de filovírus, como o Ebola. ”Nosso artigo mostra que o Duramycin bloqueou de forma eficiente a infecção de diversos tipos de célula da placenta por amostras do zika vírus recentemente isoladas durante o surto atual da doença na América Latina, em que a infecção por zika durante a gravidez tem sido associada com microcefalia e outros defeitos congênitos”, disse Eva Harris, professora da Universidade da Califórnia em Berkeley, também em nota.

Para os pesquisadores, os resultados indicam que o Duracymin e drogas similares podem ajudar a diminuir ou até acabar com a transmissão do zika de mãe para feto. A infecção foi bloqueada em laboratório usando concentrações relativamente baixas da droga, o que também é um indício positivo.
Créditos: Revista Crescer