Sucessão

Cássio deve assumir lugar de Aécio Neves na presidência nacional do PSDB

cassio

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deverá substituir o também senador Aécio Neves (MG) no comando nacional do PSDB no próximo ano. A indicação do nome dele é consensual entre as principais lideranças do partido, em decorrência do trabalho desenvolvido na liderança da sigla no Senado, cargo cujo prazo máximo de permanência estende se estende até janeiro de 2017, conforme as regras definidas internamente pelo partido. Para a presidência, o paraibano tem o apoio de Aécio e também a simpatia de José Serra, atual ministro das Relações Exteriores do governo interino de Michel Temer (PMDB-SP) .

Aécio Neves deixa a presidência do PSDB no início do próximo ano, justamente quando Cássio será substituído na liderança do PSDB no Senado. A perspectiva das principais lideranças do partido é que Cássio tenha o nome confirmado e possa comandar o partido ao mais tardar a partir de março do próximo ano. Com a mudança, os tucanos pretendem reforçar o trabalho para fortalecer o nome de Neves para a disputa do governo em 2018. Na composição com o PMDB, o acerto foi para que Temer não será candidato à reeleição, caso ele seja empossado em definitivo após o impeachment. Os tucanos deverão ter como principais adversários em 2018 o ex-presidente Lula (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede).

A possível ida de Cássio para o comando nacional do partido reforça a tese de que ele realmente se voltará em 2018 para a disputa da reeleição e não para a sucessão do governador Ricardo Coutinho (PSB). As articulações visando a eleição estadual, no entanto, dependerão muito do resultado das alianças costuradas para este ano tendo como parceiros o PMDB e o PSD.

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Suetoni Souto Maior