ALERTA

IBGE: Brasileiro assiste mais TV do que faz exercícios, é hipertenso e bebe toda semana

GORDINHOS VENDO TV

A maior parte dos brasileiros é hipertenso, bebe semanalmente e ainda assiste mais televisão do que faz exercícios físicos. Estes são alguns dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 – Indicadores de saúde e mercado de trabalho, divulgado nesta quinta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o estudo, em 2013, a porcentagem dos brasileiros que assistiam TV por três horas ou mais por dia era superior aos que praticavam atividade física no tempo livre:quase 29% disseram que assistiam TV por mais de 3 horas por dia, enquanto 22,5% disseram que praticavam o nível recomendado de atividade física no lazer.

Entre os ocupados, a parcela dos brasileiros que faziam exercícios (25,2%) era superior aos que assistiam TV por três horas ao dia (23,6%).

Já no grupo dos desempregados e dos que estavam fora da força de trabalho, a parcela dos que assistiam TV é superior à dos que faziam atividade física regularmente: entre os desempregados, 31,1% praticavam atividade física e 38,3% assistiam TV e entre os que estavam fora do mercado de trabalho apenas 16,8% faziam exercício, enquanto 37,4% ficavam mais de três horas na frente da TV.

Outro dado que chamou atenção é o porcentual dos brasileiros que bebiam em 2013. A pesquisa aponta que 26,5% dos brasileiros consumiram álcool uma vez ou mais por mês enquanto quase 38% bebia mais de uma vez por semana — 24% com mais de 18 anos consumiam uma vez ou mais por semana e 13,7% disseram ter consumido álcool abusivamente.

No grupo dos desempregados, o consumo de álcool sobe em todos os âmbitos: 33,3% disseram consumir álcool ao menos uma vez por mês, 30,8% consumiram ao menos uma vez por semana e 20,5% consumiram excessivamente bebidas alcoólicas.

Entre os empregados, 31,1% consumiram uma vez ao mês, 30% ao menos uma vez por semana e 17,6% fizeram consumo abusivo de álcool.

Na contramão, o consumo de álcool cai entre os brasileiros que estavam fora do mercado de trabalho: 14,3% beberam ao menos uma vez ao mês, 12,6% uma vez por semana e 6,1% consumiram álcool em excesso em 2013.

Doenças crônicas

Segundo o IBGE, as doenças crônicas não transmissíveis mais comuns dos brasileiros são hipertensão arterial, colesterol alto e problema na coluna ou costas.

Entre as faixas etárias, a hipertensão é o problema de saúde que mais atinge os brasileiros com mais de 30 anos, com aumento significativo com o avanço da idade. Na faixa dos 65 anos ou mais, metade dos brasileiros é hipertenso.
Créditos: BRASIL POST