O juiz federal do Paraná responsável pela Operação Lava Jato, Sérgio Moro, participa na manhã deste sábado da Conferência Internacional ‘Investimento, Corrupção e o Papel do Estado – Um diálogo Suiço Brasileiro’, que acontece no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Ele ministrará a palestra ‘Cooperação Jurídica Internacional e Corrupção Trasnacional’ daqui a pouco, a partir das 9h45.
O evento é uma parceria inédita entre o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Université de Lausanne, a International Law Association – ramo brasileiro (Ila Brasil), e a ILA Suíça (International Law Association – Swiss Branch. A Escola da Magistratura Federal e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região apoiarão o evento.
A conferência teve início na manhã de ontem, com a abertura feita pelo presidente do TCE-PB, Arthur Cunha Lima. Também forma apresentados quatro painéis abordando a temática do fórum, entre elas, ‘Direito Internacional, corrupção e complexidade’, ‘O Conselho Nacional de Justiça como agência de Accountability’, ‘Corrupção e lavagem de dinheiro’, entre outros.
A conferência internacional conta com financiamento no âmbito do ‘Brazilian Swiss Joit Research Programme’, um programa da Secretaria de Estado da Educação, Investigação e Inovação (SERI) do Governo Federal Suíço, destinado a promover a cooperação acadêmica entre cientistas, laboratórios e organizações baseadas no Brasil e na Suíça. O conselheiro Arthur Cunha Lima reafirmou o engajamento do TCE-PB para disseminar as ações pedagógicas e orientadoras no controle externo, com foco no combate à corrupção.
Fonte: Blog do Gordinho