Pré-campanha eleitoral: Diagnóstico
Diagnóstico é a parte da consulta médica voltada à identificação de uma eventual doença. Um conjunto de dados, formado a partir de sinais e sintomas, do histórico clínico, do exame físico e dos exames complementares (laboratoriais, etc), é analisado pelo profissional de saúde e sintetizado em uma ou mais doenças. A partir dessa síntese, é feito o planejamento para a eventual intervenção (o tratamento) e/ou uma previsão da evolução (prognóstico), baseados no quadro apresentado.
No marketing político o processo é bem parecido e os desdobramentos também. Realizar um diagnóstico de forma incorreta, pode desencadear inúmeras ações e decisões equivocadas. É durante o diagnóstico, ainda na pré campanha, que conheceremos e entenderemos as motivações, propósitos, valores e visões do candidato e partir desse entendimento, começaremos a fazer as interpretações dos problemas do município. Esse processo dá coerência ao discurso e consistência as propostas que serão apresentadas na campanha eleitoral. Com o diagnóstico em mãos, os problemas do município entendidos e propostas de campanha desenvolvidas, criaremos o plano de comunicação eleitoral para a pré campanha e campanha. Nessa etapa, vamos transformar acontecimentos, realizações e visões de futuro em narrativas interessantes e convincentes, que tomarão diversas formas, jingles, roteiros de vídeos, histórias, discursos, apresentações de Powerpoint, matérias jornalísticas, infográficos, ícones, ilustrações, fotografias, contos e até poesias. Usaremos, criativamente, todos as ferramentas e linguagens disponíveis no espectro da comunicação, para dar forma a narrativa da candidatura. Depois usaremos todos os canais de distribuição e relacionamento que forem permitidos pela Lei Eleitoral para contatar e dialogar com apoiadores, multiplicadores e eleitores.
Alek Maracaja
Fonte: POLEMICA
Créditos: POLEMICA