Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão compartilhando, nas mídias sociais on-line, manifesto de apoio à reeleição da atual reitora da instituição, professora Margareth Diniz, candidata da Chapa 2, que disputa o segundo turno do pleito para o próximo reitorado com o professor Luiz Júnior, da Chapa 1.
No texto do manifesto, os servidores argumentam que a UFPB “não pode retroceder”, e destacam que na primeira gestão de Margareth Diniz conseguiram o direito a voz e participação na gestão e na vida universitária. Eles destacam o diálogo estabelecido pela reitoria com a categoria e o investimento na capacitação e valorização dos funcionários da instituição.
Confira abaixo o manifesto na íntegra:
TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS PELA UFPB MAIS, MUITO MAIS
Na atual gestão, o debate sobre a Universidade que queremos teve a participação ativa dos técnico- administrativos na discussão da oferta de melhores condições de gestão acadêmica e administrativa da UFPB. É preciso dizer que há o reconhecimento de que a participação qualificada dessa categoria foi imprescindível para executar as ações que transformaram a nossa proposta de universidade pública de qualidade em resultados concretos no ensino, pesquisa, extensão e gestão, na busca da excelência que houve, de fato, a consciência de que era preciso profissionalizar a administração universitária.
A partir desse conceito, foi implantada uma política de gestão de pessoas que promoveu o desenvolvimento integral do servidor, qualificando-o para engajar-se e desenvolver-se na carreira.
E essa política foi também capaz de reconhecer, de forma efetiva, o percurso de cada servidor e de lhe garantir a ocupação do espaço universitário, na exata dimensão da sua qualificação e de seu compromisso institucional.
Assim, o que antes era compromisso de campanha, foi transformado em realidade na atual gestão.
PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO E NA VIDA UNIVERSITÁRIA
Nunca antes na história da UFPB os técnico-administrativos foram tão valorizados. Basta ver o número de gestores que ocupam cargos de relevância na administração universitária, exercendo o protagonismo que merecem, tendo como base a sua qualificação, competência profissional, responsabilidade e compromisso institucional.
Além disso, como meta a ser atingida, na estatuinte, os institutos normativos da instituição serão alterados para permitir a ampliação da participação dos técnico-administrativos em todas as instâncias de deliberação coletiva da UFPB.
Na atual gestão, o diálogo respeitoso e profícuo com a nossa entidade representativa tem um significado relevante na nossa luta por melhores condições de vida e trabalho. Há atendimento e manifestação pública de apoio às nossas reivindicações. As negociações que o SINTESPB E FASUBRA ora realizam com o Governo Federal sobre o nosso Plano de Carreira é um exemplo. Concretamente, há o reconhecimento de que o Plano contempla pressupostos fundamentais para o desenvolvimento da instituição e de seus técnico-administrativos, em consonância com o valor acadêmico de uma Universidade pública e de qualidade.
CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Foram capacitados, em três anos, mais de 4000 servidores, considerando a formação educacional e profissional de cada um, as especificidades ocupacionais de cada cargo existente e os novos cenários ocupacionais, através de um programa sistemático de capacitação e qualificação, para todos os níveis funcionais. Nos cursos e aprofundamento de estudos, anualmente, foram investidos 800 mil reais.
Houve significativa ampliação do número de servidores técnico-administrativos titulados, especialmente nos níveis de Especialização, Mestrado e Doutorado, pela ação inovadora do Plano de Qualificação Institucional – PQITEC, executada pela PRPG e PROGEP, com investimento anual de 300 mil reais.
DIÁLOGO E PLANO DE CARREIRA
QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Foi assegurado a manutenção do horário ininterrupto de seis horas. Há reconhecido esforço para garantir condições de trabalho dignas. A atualização dos Laudos Técnicos das Condições Ambientais do Trabalho. Os planos de saúde e odontológico contratados passaram de 02 para 05. Inclusive, recentemente, foi firmado contrato com a UNIMED. Pioneira e sistematicamente foi e veem sendo realizados os exames periódicos dos servidores. Houve a criação do Centro de Referência em Atenção à Assim, por essas e outras conquistas, nós, Técnico-Administrativos lotados na Reitoria, Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares e Centros de Ensino, apoiamos o projeto UFPB MAIS, MUITO MAIS, representado pelas professoras Margareth e Bernardina, com a certeza de que serão mantidos esses avanços e será feito mais, muito mais pela UFPB.
Não vai ter retrocesso. No dia 27, vote chapa 2