INVESTIMENTO

Lira confirma debate nesta terça, na Comissão de Assuntos Econômicos, sobre plano do governo para auxílio aos estados

Lira confirma debate nesta terça, na Comissão de Assuntos Econômicos, sobre plano do governo para auxílio aos estados

 

lira

Vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou que o plano do governo federal para auxílio aos estados e ao Distrito Federal deverá ser discutido em audiência pública na CAE nesta terça-feira (19). A proposta central, conforme Projeto de Lei Complementar em tramitação na Câmara dos Deputados (PLP 257/2016), é o alongamento do prazo de pagamento da dívida dos estados com a União em 20 anos.

Além disso, o projeto do governo autoriza a renegociação das operações de crédito contratadas até 31 de dezembro de 2015 com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Conforme antecipou Raimundo Lira, se a proposta for aprovada, os estados poderão fazer um acréscimo de até dez anos nos prazos contratuais originais. Os primeiros quatro anos serão de carência do principal.

Com essas duas medidas, o governo estima um alívio financeiro para os estados de R$ 36 bilhões até 2018. Para autorizar essa renegociação, a União exigirá uma série de contrapartidas dos estados, em termos de reformas estruturais.

Os senadores da CAE questionam se as contrapartidas exigidas dos estados serão suficientes para manter a trajetória sustentável das contas públicas. Além disso, deseja saber quais os subsídios aos estados mais endividados serão dados com a renegociação das dívidas com a União.

Foram convidados para acompanhar a reunião, Dyogo Oliveira, secretário executivo do Ministério da Fazenda; Ana Carla Abrão Costa, secretária da Fazenda de Goiás; André Horta Melo, secretário da Tributação do Rio Grande do Norte; Marcos Lisboa, doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia; e Pedro Linhares Rossi, professor do Instituto de Economia da Unicamp.

A presidente da CAE Gleisi Hoffmann, que trabalha em sintonia com o senador Raimundo Lira, sugeriu à lista de convidados André Horta Melo que, além de secretário no Rio Grande do Norte, é coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa