GRANDE DIA

Manifestantes pró e contra o impeachment fazem ato na Esplanada

Quadras onde moram deputados terão reforço policial nesta madrugada e domingo de manhã

MANIFESTAÇÕESManifestantes contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff promoveram uma passeata na Esplanada dos Ministérios na noite deste sábado, véspera da votação da abertura do processo pelo plenário da Câmara. Segundo a PM, cerca de 2 mil pessoas participam do protesto. Do outro lado da Esplanada, um outro carro de som dos manifestantes a favor do impeachment ressoava discursos a favor do impeachment. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, nesta noite estão chegando mais ônibus de militantes contra o impeachment a Brasília.

Entre os participantes, estão portadores de bandeiras e faixas do MST, UJS, CUT, entre outros movimentos sociais. A manifestação conta com um carro de som, de onde partem cantos em favor de Dilma e contra o Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados.

A manifestação contou com o discurso do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Durante a manifestação, deputados discursam no plenário.

Um encontro inusitado aconteceu com a avó de manifestantes que chegou do interior de Minas Gerais hoje pela manhã e queria ver o que estava levando tanta gente para as ruas na capital federal. As duas filhas acharam que a manifestação a favor da presidente Dilma Rousseff da véspera da votação do impeachment estaria tranquila para levar a senhora de 86 anos. Na chegada, entre os milhares de policiais militares espalhados pela Esplanada, as filhas se depararam na revista justamente com a sobrinha, a soldado da Polícia Militar do Distrito Federal, Fernanda Barreto, de 29 anos.

O encontro inusitado acabou resultando em uma fotografia tirada por uma colega da PM, que registrou o encontro familiar no estacionamento do Ministério de Minas e Energia.

– Às vezes acho que vai passar (o impeachment) e outras acho que não, mas tenho certeza de que alguma coisa vai acontecer – disse Helena Vasconcelos, a avó mineira.

Uma de suas filhas, Valéria, disse que trouxe a mãe recém-chegada a Brasília, porque acreditava ser uma experiência importante para elas enquanto cidadãs.

– E amanhã também vai estar muito quente – disse Valéria.

A soldado concordou com a tia de que no domingo a Esplanada “vai ser fogo”, enquanto que neste sábado não foi registrada nenhuma ocorrência até o início da noite. Quanto ao encontro inusitado, Fernanda disse apreciar a presença, independentemente da posição das familiares.

– Claro que tenho a preocupação com a segurança delas, mas hoje está tranquilo e a participação é honrosa para a família – disse Fernanda.

REFORÇO POLICIAL NAS QUADRAS ONDE MORAM DEPUTADOS

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou em plenário que todas as quadras onde moram deputados terão reforço policial nesta madrugada e amanhã de manhã. Em plenário, deputados estavam denunciando ameaças por parte de manifestantes contrários ao impeachment de ocuparem as quadras e impedirem a saída deles para votar na sessão. Um dos que denunciou a possível manifestação nas quadras foi o deputado Osmar Terra (PMDB-RS), em discurso inflamado e indignado.

O presidente ouviu e respondeu durante a sessão:

– O reforço já foi assegurado. Segundo deputados, além de reforço com viatura nas quadras, a polícia também deverá utilizar o helicóptero para verificar se há movimentação no local.

Por meio de sua assessoria, Cunha também confirmou que pediu ao governo do Rio proteção policial para sua família porque neste sábado ligaram para o telefone fixo de sua residência na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio, e fizeram ameaças direcionados a ele e á sua família.

Fonte: O Globo