Até poucos anos atrás, a troca de mensagens entre celulares era feita sobretudo por SMS, mas a situação mudou com a popularização de aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger e outros. Nesta terça-feira, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, um grupo formado pelas maiores operadoras do mundo, anunciou o contra-ataque. Em parceria com a Google, elas estão desenvolvendo a próxima geração dos “torpedos”. A iniciativa Rich Communications Services (RCS) vai permitir que todas as operadoras forneçam um serviço de mensagens aberto, interoperável e global entre dispositivos Android.
O SMS tinha uma grande limitação em relação aos concorrentes por só aceitar mensagem de texto. Com o RCS, ferramentas como formação de grupos, confirmação de recebimento de mensagem e compartilhamento de imagens em alta resolução farão parte dos mensageiros das operadoras, melhorando a experiência para as mais de 4 bilhões de pessoas que usam torpedos para se comunicarem. No futuro, é possível que a plataforma receba novas funcionalidades, como compartilhamento ou até conversas em vídeo.
— As mensagens ocupam um espaço central em nossas vidas, seja coordenando um encontro, compartilhando fotos com amigos ou enviando sentimentos aos amados — disse Nick Fox, vice-presidente de Produtos de Comunicação da Google. — Hoje damos um passo importante no caminho de trazer uma experiência de mensagens melhor para os usuários Android, e estamos empolgados em colaborar com nossos parceiros ao longo da indústria.
De acordo com a GSMA, associação que reúne as maiores operadoras do mundo, o RCS será uma plataforma “consistente e interoperável entre todos os dispositivos Android, por todas as operadoras no mundo”. Todas as operadoras participantes terão acesso a um software cliente desenvolvido pela Google, mas poderão personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Até o momento, 47 operadoras em 34 países já lançaram serviços RCS.
— Essa iniciativa vai simplificar e acelerar a adoção da tecnologia, e aponta para o futuro de como os usuários de celulares vão se comunicar uns com os outros. É um desenvolvimento incrivelmente positivo para a indústria — disse Alex Sinclair, diretor de Tecnologia da GSMA. — As contribuições da Google vão fornecer às operadoras nova oportunidade para a implementação entre dispositivos Android para a oferta de uma verdadeira mudança na experiência de troca de mensagens para os consumidores.
Fonte: O Globo